O Impacto do Ensino Remoto Emergencial na Escola Pública
Resumo
O período pandêmico da COVID-19 trouxe a necessidade de formação e infraestrutura para o ensino remoto, ao mesmo tempo que evidenciou dificuldades na maior parte das escolas públicas. Este artigo resgata a proposta de uma escola municipal, durante a pandemia, como os procedimentos adotados para manter os alunos ativos no ensino em face ao isolamento social. Os resultados encontrados foram relevantes, considerando que esta aprendizagem na modalidade de ensino em tempos de pandemia era completamente nova para comunidade escolar. Também traz uma análise da manutenção da prática e ensino remoto emergencial no retorno ao ensino presencial, ou seja, o período pós-pandêmico, com a proposta de evidência de conquistas.
Referências
Brasil (2017). Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. regulamenta o art. 80 da lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Disponível em: [link]. Acesso em: 2020-05-15.
Brasil (2020). Medida provisória nº 934, de 1 de abril de 2020. estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União. Disponível em: [link]. Acesso em: 2020-05-12.
de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.), C. A. (2015). Mudando a educação com metodologias ativas., volume 2. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens.
Horn, M., Staker, H., and Bacich, L. (2015). Blended: Usando a Inovação Disruptiva para Aprimorar a Educação. Penso Editora, Porto Alegre.
IDEB (2020). Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Disponível em: [link].
LDB (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Disponível em: [link]. Acesso em: 2020-04-05.
Leite, M., Reinaldo, F., and Oliveira, Q. (2019). Ações de intervenção na formação de professores com base em metodologia tecnológica. VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019). Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2019), pages 61–70. Disponível em [link]. Acesso em: 2020-04-03.
Paraná (2020a). Decreto nº 4230, de 16 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus covid-19. Diário Oficial Executivo. Disponível em: [link]. Acesso em: 2020-05-12.
Paraná (2020b). Resolução SEED nº 934, 03/04/2020. Dispõe sobre o chamamento em caráter emergencial de professores do quadro próprio de magistério qpm e professores contratados em regime especial – cres (pss) para comporem o grupo de trabalho com vistas à produção de material audiovisual destinado a estudantes da educação básica da rede estadual de ensino. Diário Oficial Executivo. Disponível em: [link]. Acesso em: 2020-05-18.
PMR/PR (2015). Plano municipal de educação da Prefeitura Municipal de Renascença/PR. Disponível em: [link]. Acesso em: 2020-05-03.
PMR/PR (2020). Decreto nº 2049, de 30 abril de 2020. Prefeitura Municipal de Renascença/PR. Dispõe sobre a alteração da estrutura administrativa da secretaria de estado de saúde do distrito federal, que especifica e dá outras providências. Diário Oficial dos Municípios do Paraná. Disponível em: [link]. Acesso em: 2020-05-11.
PMR/PR (2020). Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Renascença/PR. Disponível em: [link]. Acesso em: 2020-05-03.
Positivo. Sistema de apostilado Aprende Brasil. Disponível em: [link]. Acesso em: 2020-05-01.