Projeto Transformar: Conversão de Equipamentos Eletrônicos Ilegais (IPTV´s) em Minicomputadores para Enfrentar as Desigualdades Educacionais em Escolas Públicas
Resumo
A tecnologia desempenha um papel essencial na redução das desigualdades nas escolas ao fornecer acesso a recursos educacionais e promover a inclusão. Neste contexto, apresentamos o Projeto Transformar que objetiva a conversão de equipamentos eletrônicos ilegais (IPTVís) em minicomputadores, para que possam ser utilizados para as mais diversas finalidades científicas e com aplicação social na comunidade. Detalhamos neste artigo o processo de execução baseado em 5 fases para que possa ser replicado em outros locais. Ao final, são apresentados alguns resultados dos projetos pilotos realizados em escola da rede pública de ensino, que evidenciam a contribuição do projeto para enfrentar as desigualdades educacionais.
Referências
Brasil, R. F. (1997). Lei geral de telecomunicações lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997. [Online; acesso 08-junho-2023].
Brasil, R. F. (2022). Receita cidadã: Tv box destinados à pirataria viram computadores para escolas em santa catarina. [Online; acesso 10-junho-2023].
Feltrin, R. (2020). Brasil é 1º do mundo em consumo de pirataria online, diz estudo. [Online; acesso 20-junho-2023].
Fiorio, R., Esperandim, R. J., Silva, F. A., Varela, P., Leite, M. D., and Reinaldo, F. A. F. (2014). Uma experiência prática da inserção da robótica e seus benefícios como ferramenta educativa em escolas públicas. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, pages 25–33.
INEP-Censo Escolar (2023). Instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais anísio teixeira - inep. [Online; acesso 12-junho-2023].
Julião, H. (2022). Receita federal prepara destruição de 111 mil tv boxes piratas. [Online; acesso 10-junho-2023].
Matos, M. G. and de Rezende, R. P. (2022). Análise jurídica e consequência socioeconômica da venda de receptor de tv via satélite ilegal. Facit Bussiness and Technology Journal, 1:337–349.
Mayer, R., Varela, P., Albonico, M., Rohling, A., and Steffen, V. (2022). Experiências de um jogo educacional digital para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de transformações químicas para o ensino médio. Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola - WIE, pages 59–67.
Pires, A. (2021). A covid-19 e a educação superior no brasil: usos diferenciados das tecnologias de comunicação virtual e o enfrentamento das desigualdades educacionais. Educacion XXX, 58:83–103.
Pontes, J. K. P. O. and de Araujo Soares, A. (2021). Tecnologia auxiliando na formação de professores indígenas em manaus. Educação, Comunicação e Tecnologia, 3:140–157.
Rosa, G. S. (2022). Tv box: Receita vai destruir lote de tamanho recorde que vale r$ 14 milhões. [Online; acesso 20-junho-2023].
Secretaria da Educação do Paraná (2023). Secretaria da Educação do Paraná - Consulta Escolas. [Online; Aaesso 12-junho-2023].
Wessling, L. H. B., Varela, P. J., Rohling, A. J., and Sato, G. Y. (2021). Experiências do desenvolvimento e da validação de um aplicativo gamificado para aprendizagem da língua brasileira de sinais - libras. Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola - WIE, pages 11–18.