O uso da gamificação e das teorias freireanas na Educação de Jovens e Adultos: um mapeamento sistemático

  • Leiliani Petri UDESC
  • Ana Carolina Tomé Klock Tampere University
  • Isabela Gasparini UDESC

Resumo


A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem diversos desafios, tais como problemas de motivação e engajamento, falta de tempo, defasagem de habilidades, adaptação tecnológica, entre outros. As teorias de Paulo Freire têm apoiado o processo de ensino e aprendizagem em diversos contextos educacionais, e especialmente na EJA. Já à gamificação tem sido investigada para aumentar o engajamento dos estudantes. Neste sentido este trabalho realiza um mapeamento sistemático da literatura para observar à influência de intervenções didáticas inovadoras na EJA, da presença da gamificação e apoiadas pelas teorias de Paulo Freire. Dos 220 trabalhos encontrados, 39 estudos atenderam os critérios de seleção e foram estudados. Como resultado percebe-se que as intervenções estão majoritariamente relacionadas ao processo inicial de alfabetização e reconhecimento das letras do alfabeto e que ainda há poucos trabalhos que investigam à relação da gamificação e as teorias freireanas na EJA.

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Publicado
06/11/2023
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PETRI, Leiliani; KLOCK, Ana Carolina Tomé; GASPARINI, Isabela. O uso da gamificação e das teorias freireanas na Educação de Jovens e Adultos: um mapeamento sistemático. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1205-1219. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234830.