Estratégias e Desafios na Adoção de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação pelos Docentes Brasileiros Durante a Pandemia de COVID-19

  • Nathalino P. Britto UNIFOR
  • Elizabeth S. Furtado UNIFOR

Resumo


O estudo analisa a transição do ensino presencial para o online durante a COVID-19 na educação superior, focando nas experiências e estratégias dos docentes no Brasil. Os dados coletados com um questionário, indicaram que os docentes enfrentaram diversos desafios, como a adaptação de conteúdos para o ambiente digital e a motivação dos alunos. No entanto, também revelaram um aumento na satisfação e no interesse em continuar usando as TDICs após a pandemia. Diversas estratégias bem-sucedidas foram implementadas, incluindo a colaboração entre colegas, a formação online e a experimentação com diferentes tecnologias. Os resultados ressaltam a importância do suporte e da formação adequada para os docentes no uso eficaz das TDICs.

Referências

Bernardes, Juliana R., Silva, Bárbara L. de S., Lima, Thais C. F. Os impactos financeiros da Covid-19 nos negócios. Revista da FAESF, Floriano, v. 4, Número especial, p.43-47, 2020.

Britto, Nathalino P., Furtado, Elizabeth S., Lima, Liádina C. Inquietações e colaborações dos docentes no uso das TDIC durante o COVID-19. In: Anais Estendidos do XVI Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. SBC, 2021. p. 62-69.

Cani, Josiane B. et al. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, v. 6, n. 1, p. 23-39, 2020.

Dantas, Dina M. P., CRISTOVAM, Francisca K. G., ARAÚJO, Maria J. et al., O descompasso da sala de aula e as Tecnologias Digitais. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v.9, n.11, 2020.

Figueiredo, Gislaine L. R., Nobre, Isaura A. M., Passos, Marize L. S. Tecnologias computacionais na educação: Desafios na prática docente. In: Anais do XXI Workshop de Informática na Escola. SBC, 2015. p. 127-136.

Gazola, Lurdes de F. Um Estudo de Caso envolvendo os Desafios na Formação dos Educadores durante a Pandemia de COVID-19. 2020.

Gil, Antônio C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 3º. Ed., São Paulo: Atlas, 1991.

Godoi, Marcos et al. As práticas do ensino remoto emergencial de educação física em escolas públicas durante a pandemia de covid-19: reinvenção e desigualdade. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, p. e012-e012, 2021.

Schneider, Eduarda M., Neto, Tomazini., Cristina, Bruna et al. O Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC): possibilidades para o ensino (não) presencial durante a pandemia Covid-19. Revista Científica Educação, [s.I], v. 4, n. 8, p. 1071-1090, 2020.

Lima, Anderson Q. O. de., Tumbo, Dionísio L. Desafios do ensino remoto na educação básica em tempos de pandemia. Revista Faculdade Famen, Natal, v. 2, n. 1, p. 141-151, 2021.

Ludovico, Francieli M., Molon, Jaqueline., Franco, Sérgio R. K. et al., COVID-19: desafios dos docentes na linha de frente da educação. Interfaces científicas: educação, Aracaju, v. 10, n. 1 p.58-74, 2020.

Maieski, Alessandra., Casagrande, Ana Lara; ALONSO, Katia Morosov. A didática em um novo tempo: a pandemia e estratégias de ensino-aprendizagem na educação superior. ETD Educação Temática Digital, v. 24, n. 3, p. 671-691, 2022.

Moreira, J. António., Henriques, Susana., Barros, Daniela M. V. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, p. 351-364, 2020.

Nobre, Alena P. M. C., Rodrigues, Cleyton M. de Oliveira. Experiências da formação do docente do ensino superior no google classroom em tempos da pandemia da covid-19. In: Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola. SBC, 2020. p. 339-348.

Ribeiro, Thatiane C. dos S. de C. Probabilidade e estatística. 1ª ed. Londrina: Editora e Distribuição Educacional S.A., 2015.

Santos, Andréia M. da S., Póvoa, Cristine, Xavier, Constanza T. et al., Os desafios da prática docente em tempo de pandemia: os desafios da prática docente em tempo de pandemia. In: SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES, Anápolis, 2020. Anais, Anápolis: Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Evangélica de Goiás UniEVANGÉLICA, 2020.

Scalabrin, Ana Maria M. O., Mussato, Solange. Estratégias e desafios da atuação docente no contexto da pandemia da Covid-19 por meio da vivência de uma professora de matemática. Revista de Educação Matemática, v. 17, 2020.

Schneider, Eduarda M., Neto, Tomazini., Cristina, Bruna et al. O Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC): possibilidades para o ensino (não) presencial durante a pandemia Covid-19. Revista Científica Educação, [s.I], v. 4, n. 8, p. 1071-1090, 2020.

Vieira, Márcia de f., Da Silva, Carlos M. S. A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista brasileira de informática na educação, v. 28, p. 1013-1031, 2020.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
BRITTO, Nathalino P.; FURTADO, Elizabeth S.. Estratégias e Desafios na Adoção de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação pelos Docentes Brasileiros Durante a Pandemia de COVID-19. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1220-1229. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235056.