Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: percepções e espaços na ação docente junto às pessoas com deficiência intelectual na/após a pandemia

  • Alcimara Bau FCEE / UFFS
  • Ana Maria Pereira UFFS
  • Tanara Terezinha Fogaça Zatti FCEE / UDESC

Resumo


Este artigo descreve as percepções e ações docentes junto às pessoas com deficiência intelectual em um Centro de Atendimento Educacional Especializado, no que tange ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e comunicação (TDIC) durante e após a pandemia. Tencionamos as possibilidades e dificuldades, suleadas em levantamento de produções, documentos e pesquisas do campo da educação especial. Os resultados compreendem a percepção da relevância de mediações que ampliam conhecimentos e possam permitir o acesso e uso com segurança de TDIC como forma de qualificar a participação social desse público.

Referências

AMARAL, Lígia Assumpção. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. In: AQUINO, Julio Groppa. Diferenças e Preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998.

ARAÚJO, Elaine Cristina Juvino; ANDRADE, Wilkerson L. Um Mapeamento Sistemático sobre o Ensino de Programação para Pessoas com Deficiência. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 31, 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 1713-1722.

BORGES, Adriana Araujo Pereira. As mudanças do conceito de deficiência intellectual: uma posição política. In: BORGES, Adriana Araujo Pereira. PLETSCH, Márcia Denise. O aluno com deficiência intelectual na escola. 1.ed. Campinas: Mercado de Letras, 2022.

CAMIZÃO, Amanda Costa; CONDE, Patrícia Santos; VICTOR, Sônia Lopes.A implementação do ensino remoto na pandemia: qual o lugar da educação especial. Educação e Pesquisa, v. 47, p. e245165, 2021.

CAMPOS, Magna. Manual de Redação Científica: ensaio acadêmico, relatório de experimento e artigo científico. Mariana, 2015. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 de jun.2023.

CANDIDO DE MELO, Ana Carolina; RAMOS SOUZA, Ellen Polliana ; VIEIRA LIMA, José Vinícius. A Tecnologia Assistiva e a Inclusão Educacional de Pessoas com Deficiência: um mapeamento sistemático da literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 31., 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 782-791.

CURY. Carlos Roberto Jamil. Educação escolar e Pandemia. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v.13, n. 1. 2020.

CURY. Carlos Roberto Jamil. [et. al]. O aluno com deficiência e a Pandemia. Disponível em: [link]. Acesso em 29 jun. 2023.

DUTRA, Taynara Cerigueli; GASPARINI, Isabela; MASCHIO, Eleandro. Implementação e avaliação de um Jogo Digital Educacional para desenvolvimento do Pensamento Computacional em crianças neurotípicas e com Deficiência Intelectual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 33., 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 440-452.

JANNUZZI, Gilberta S. de M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

LUNARDI MENDES, G M.; PLETSCH, M D.; LOCKMANN, K. Apresentação - Seção temática: Adiando o fim da escola: perspectivas internacionais sobre Educação em tempos de pandemia. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–6, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.17127.105. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 jun. 2023.

PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro. JUWER, Simone Spier, LUBENOW, Gessi Ines Rachor. Reorganização da prática pedagógica do Caesp Professora Ivone no período de pandemia. Periódico Horizontes. USF. Itatiba, 2023.

REZENDE, André L. A.; JESUS, Cayo P. S. de; NOGUEIRA, Amanda E. S.; PEREIRA, Isis B. S.; S. NETO, Aderaldo C. da; COSTA, Gustavo J. da S.; SOUZA, Márcio V. S. Leitor digital autônomo de baixo custo M-Reader: Tecnologia Assistiva como possibilidade de inclusão sociodigital dos sujeitos com deficiência visual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32., 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 552-563.

SANTA CATARINA. Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Diretrizes dos centros de atendimento educacional especializados em educação especial. Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). – São José/SC: FCEE, 2020

SANTOS, Pedro António dos; KIENEN, Nádia; CASTIÑEIRA, Maria I. Metodologia da Pesquisa Social: Da Proposição de um Problema à Redação e Apresentação do Relatório . Grupo GEN, 2015. E-book. ISBN 9788522494156. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 jun. 2023.

SILVA, Francisco da Conceição; OLIVEIRA, Fernando Pereira; SOARES, Elisiane Monteiro; PEREIRA, Thiago Mourão; SODRE, Emerson Elias; BORGES, Gabriel Santos; SANTOS, Jesiel Bastos; FERREIRA, Erika Patrícia. POTENCIALIZA 3D: jogo para o ensino de atividades matemáticas básicas a discentes com Deficiência Intelectual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 31., 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 431-440.

SILVA, Marcos; BATISTA, Bruno; AMARAL, Vitor; VENANCIO, Geisy Anny; FERNANDES, Priscila; BREMGARTNER, Vitor; RIVERO, Luis. Análise Comparativa de Sistemas de Leitura de Tela no Apoio ao Ensino de Pessoas com Deficiência Visual. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 27., 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 236-244

SOUZA, Adriana; FREITAS, Diamantino. A Fala Sintetizada de Expressões Matemáticas: Um Estudo para melhoria do Processo Cognitivo do Estudante com Deficiência Visual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 33., 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 776-785.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
BAU, Alcimara; PEREIRA, Ana Maria; ZATTI, Tanara Terezinha Fogaça. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: percepções e espaços na ação docente junto às pessoas com deficiência intelectual na/após a pandemia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1253-1261. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235199.