Robótica Alternativa Educacional: Promovendo a Inclusão e a Sustentabilidade na Educação
Resumo
O artigo relata uma experiência que explorou como escolas, professores e alunos podem contribuir para o ensino usando a Robótica Alternativa Educacional (RAE), sem depender de recursos financeiros. A pesquisa envolveu a construção de robôs autônomos a partir de lixo eletrônico, com destaque para a coleta seletiva de lixo tecnológico urbano. Isso promoveu a educação inclusiva e sustentável em diversas disciplinas, resultando em benefícios ambientais, avanços científicos e projetos inovadores, impulsionando a adoção da RAE.Referências
Anwar, S., Bascou, N. A., Menekse, M., and Kardgar, A. (2019). A systematic review of studies on educational robotics. Journal of Pre-College Engineering Education Research (J-PEER), 9(2):2.
Barnes, J., FakhrHosseini, S. M., Vasey, E., Park, C. H., and Jeon, M. (2020). Child-robot theater: Engaging elementary students in informal steam education using robots. IEEE Pervasive Computing, 19(1):22–31.
Batista, E. J. S., Dezan, C. M., Cabral, H. F., and da Silva, R. C. (2021). Circuito steam: Oficina mão na massa para docentes da educação profissional durante a pandemia. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola, pages 191–201. SBC.
de Vasconcelos Soares, L. and Colares, M. L. I. S. (2020). Educação e tecnologias em tempos de pandemia no brasil. [TESTE] Debates em Educação, 12(28):19–41.
Filatro, A. and Cavalcanti, C. C. (2022). Metodologias Inov-Ativas-2ª edição 2023. Saraiva Educação SA.
Matias, C. d. P. P. (2016). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Criar Educação, 5(2).
Miño-Puigcercós, R., Domingo-Coscollola, M., and Sancho-Gil, J. M. (2019). Transforming the teaching and learning culture in higher education from a diy perspective. Educación XX1, 22(1):139–160.
Morán, J. (2020). Pensamento computacional na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: como ensinar ativamente a estudantes com acesso digital desigual? Canal Tecnologias Digitais na Educação.
Papert, S. (2007). A máquina das crianças: Repensando a escola na era da informática (edição revisada). Porto Alegre, RS: Editora Artmed.
Perignat, E. and Katz-Buonincontro, J. (2019). Steam in practice and research: An integrative literature review. Thinking skills and creativity, 31:31–43.
Rossi, M. L. and Aragón, R. (2022). Iniciação à robótica educacional com estudantes do 9º ano do ensino fundamental: um relato de experiência. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola, pages 221–230. SBC.
Sanchis, I. d. P. and Mahfoud, M. (2010). Construtivismo: desdobramentos teóricos e no campo da educação.
Santos, R. C. and da Silva, M. D. F. (2020). A robótica educacional: entendendo conceitos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 13(3).
Silva, A. J. d. C. (2020). Guia prático de metodologias ativas com uso de tecnologias digitais da informação e comunicação. Lavras: Ufla.
Teixeira, G., Bremm, L., and dos Santos Roque, A. (2018). Educational robotics insertion in high schools to promote environmental awareness about e-waste. In 2018 Latin American Robotic Symposium, 2018 Brazilian Symposium on Robotics (SBR) and 2018 Workshop on Robotics in Education (WRE), pages 591–597. IEEE.
Zhang, Y., Luo, R., Zhu, Y., and Yin, Y. (2021). Educational robots improve k-12 students’ computational thinking and stem attitudes: Systematic review. Journal of Educational Computing Research, 59(7):1450–1481.
Barnes, J., FakhrHosseini, S. M., Vasey, E., Park, C. H., and Jeon, M. (2020). Child-robot theater: Engaging elementary students in informal steam education using robots. IEEE Pervasive Computing, 19(1):22–31.
Batista, E. J. S., Dezan, C. M., Cabral, H. F., and da Silva, R. C. (2021). Circuito steam: Oficina mão na massa para docentes da educação profissional durante a pandemia. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola, pages 191–201. SBC.
de Vasconcelos Soares, L. and Colares, M. L. I. S. (2020). Educação e tecnologias em tempos de pandemia no brasil. [TESTE] Debates em Educação, 12(28):19–41.
Filatro, A. and Cavalcanti, C. C. (2022). Metodologias Inov-Ativas-2ª edição 2023. Saraiva Educação SA.
Matias, C. d. P. P. (2016). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Criar Educação, 5(2).
Miño-Puigcercós, R., Domingo-Coscollola, M., and Sancho-Gil, J. M. (2019). Transforming the teaching and learning culture in higher education from a diy perspective. Educación XX1, 22(1):139–160.
Morán, J. (2020). Pensamento computacional na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: como ensinar ativamente a estudantes com acesso digital desigual? Canal Tecnologias Digitais na Educação.
Papert, S. (2007). A máquina das crianças: Repensando a escola na era da informática (edição revisada). Porto Alegre, RS: Editora Artmed.
Perignat, E. and Katz-Buonincontro, J. (2019). Steam in practice and research: An integrative literature review. Thinking skills and creativity, 31:31–43.
Rossi, M. L. and Aragón, R. (2022). Iniciação à robótica educacional com estudantes do 9º ano do ensino fundamental: um relato de experiência. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola, pages 221–230. SBC.
Sanchis, I. d. P. and Mahfoud, M. (2010). Construtivismo: desdobramentos teóricos e no campo da educação.
Santos, R. C. and da Silva, M. D. F. (2020). A robótica educacional: entendendo conceitos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 13(3).
Silva, A. J. d. C. (2020). Guia prático de metodologias ativas com uso de tecnologias digitais da informação e comunicação. Lavras: Ufla.
Teixeira, G., Bremm, L., and dos Santos Roque, A. (2018). Educational robotics insertion in high schools to promote environmental awareness about e-waste. In 2018 Latin American Robotic Symposium, 2018 Brazilian Symposium on Robotics (SBR) and 2018 Workshop on Robotics in Education (WRE), pages 591–597. IEEE.
Zhang, Y., Luo, R., Zhu, Y., and Yin, Y. (2021). Educational robots improve k-12 students’ computational thinking and stem attitudes: Systematic review. Journal of Educational Computing Research, 59(7):1450–1481.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
SOUSA, Elender Keuly de; DIAS, Klenilmar Lopes.
Robótica Alternativa Educacional: Promovendo a Inclusão e a Sustentabilidade na Educação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 1280-1286.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234879.