Realidade Virtual e Aumentada como ferramentas educacionais em escolas públicas do Semiárido Paraibano
Resumo
O projeto Visual 3D promoveu a iniciação tecnológica para estudantes de escolas da rede pública do Semiárido Paraibano. Foram ofertadas atividades pedagógicas em oficinas de Realidade Virtual e Aumentada para a imersão dos participantes em tecnologias sociais adaptadas ao Semiárido. Entre os anos de 2021 e 2022, foram atendidos 262 estudantes em sete municípios na região do Semiárido: Camalaú, Monteiro, Prata, São José dos Cordeiros, São João do Cariri, Serra Branca e Sumé, em ações coordenadas pela equipe do IFPB com o suporte de professores e gestores das escolas parceiras. Um aplicativo de realidade aumentada foi desenvolvido na plataforma Unity para as oficinas e gerado como produto de inovação do projeto.
Referências
Davis, F. D. (1989) “Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use, and User Acceptance of Information Technology.” MIS Quarterly, 319–40.
Fernande, E. O., Tori, R., & da Silva, M. M. O. (2023) “Formação de professores e seu impacto no uso da realidade aumentada em sala de aula: uma revisão integrativa da literatura”, In Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 14:1.
Guimarães, F., Leite, M., Reinaldo, F., & Ito, G. (2018). Métodos ativos de ensino aliados com tecnologia para a prática de ensino: um relato de experiência. In Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (pp. 333-342). SBC.
Silva, A. M., Gustavo, S. G., & de Medeiros, F. P. A. (2021). A Review on Augmented Reality Applied to Sports. In 2021 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI) (pp. 1-6). IEEE.
Kolmos, A. (1996) “Reflections on Project Work and Problem-based Learning”, In European Journal of Engineering Education, 21:2, 141-148, 1996. DOI: 10.1080/03043799608923397
Silva, S. M., Matos, G. S., Araújo, F. P. O., & de Araujo, J. (2020). O uso de Realidade Aumentada aplicada às disciplinas de Ciências Exatas no ensino médio brasileiro: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola (pp. 429-438). SBC.
Paraíba. Secretaria de Estado de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia. Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba. Edital de Bolsas Nº 003/2018. Concessão de quotas de bolsas do programa Gira Mundo Israel Semiárido. 2018. Disponível em https://bit.ly/319PJqv. Acesso em 7 Jul 2023.
Paraíba. Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba. Edital de Bolsas Nº 009/2019. Concessão de quotas de bolsas do programa Gira Mundo Israel Semiárido. 2019. https://bit.ly/2EC9PSF. Acesso em 2 Ago 2020.
Rodrigues, L. C., de Queiroga, A. P. G., de Oliveira, M. V., & More, A. T. (2016). Relato de experiência: curso de introdução à programação para crianças do ensino fundamental no IFSP Votuporanga. In Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (pp. 349-358). SBC.
Seling, D. R. F., et al. (2022) “Realidade aumentada e alfabetização: um estudo exploratório no ensino regular e no atendimento educacional especializado”, In Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, 34, p. 127-135.
Silva, A. M., & Medeiros, F. P. A. (2022). Uma Ferramenta baseada em Realidade Aumentada para Enriquecer à Aprendizagem de Tecnologias Sociais de Convivência com o Semiárido. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola (pp. 296-307). SBC.
Wetterich, C. B., & Costa, L. S. (2022) “O uso de metodologias ativas no ensino remoto emergencial: uma proposta de gamificação na Educação Profissional e Tecnológica”, In Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, 8, e197922-e197922.