Realidade Virtual e Aumentada como ferramentas educacionais em escolas públicas do Semiárido Paraibano

  • Alysson Silva IFPB
  • Louise Fernandes IFPB
  • Olívia Oliva IFPB
  • Jordanna Brandão IFPB
  • Alexandre Dandrea IFPB
  • Francisco Medeiros IFPB

Resumo


O projeto Visual 3D promoveu a iniciação tecnológica para estudantes de escolas da rede pública do Semiárido Paraibano. Foram ofertadas atividades pedagógicas em oficinas de Realidade Virtual e Aumentada para a imersão dos participantes em tecnologias sociais adaptadas ao Semiárido. Entre os anos de 2021 e 2022, foram atendidos 262 estudantes em sete municípios na região do Semiárido: Camalaú, Monteiro, Prata, São José dos Cordeiros, São João do Cariri, Serra Branca e Sumé, em ações coordenadas pela equipe do IFPB com o suporte de professores e gestores das escolas parceiras. Um aplicativo de realidade aumentada foi desenvolvido na plataforma Unity para as oficinas e gerado como produto de inovação do projeto.

Referências

Caetano, A. K. R., Isotani, S., & Silva, F. H. C. (2020) “Educação corporativa em foco: Uso da Plataforma Google Classroom no curso "Inteligência Emocional na Era da Inovação"”, In Anais dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Pós-Graduação em Computação Aplicada à Educação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.

Davis, F. D. (1989) “Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use, and User Acceptance of Information Technology.” MIS Quarterly, 319–40.

Fernande, E. O., Tori, R., & da Silva, M. M. O. (2023) “Formação de professores e seu impacto no uso da realidade aumentada em sala de aula: uma revisão integrativa da literatura”, In Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 14:1.

Guimarães, F., Leite, M., Reinaldo, F., & Ito, G. (2018). Métodos ativos de ensino aliados com tecnologia para a prática de ensino: um relato de experiência. In Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (pp. 333-342). SBC.

Silva, A. M., Gustavo, S. G., & de Medeiros, F. P. A. (2021). A Review on Augmented Reality Applied to Sports. In 2021 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI) (pp. 1-6). IEEE.

Kolmos, A. (1996) “Reflections on Project Work and Problem-based Learning”, In European Journal of Engineering Education, 21:2, 141-148, 1996. DOI: 10.1080/03043799608923397

Silva, S. M., Matos, G. S., Araújo, F. P. O., & de Araujo, J. (2020). O uso de Realidade Aumentada aplicada às disciplinas de Ciências Exatas no ensino médio brasileiro: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola (pp. 429-438). SBC.

Paraíba. Secretaria de Estado de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia. Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba. Edital de Bolsas Nº 003/2018. Concessão de quotas de bolsas do programa Gira Mundo Israel Semiárido. 2018. Disponível em https://bit.ly/319PJqv. Acesso em 7 Jul 2023.

Paraíba. Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba. Edital de Bolsas Nº 009/2019. Concessão de quotas de bolsas do programa Gira Mundo Israel Semiárido. 2019. https://bit.ly/2EC9PSF. Acesso em 2 Ago 2020.

Rodrigues, L. C., de Queiroga, A. P. G., de Oliveira, M. V., & More, A. T. (2016). Relato de experiência: curso de introdução à programação para crianças do ensino fundamental no IFSP Votuporanga. In Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (pp. 349-358). SBC.

Seling, D. R. F., et al. (2022) “Realidade aumentada e alfabetização: um estudo exploratório no ensino regular e no atendimento educacional especializado”, In Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, 34, p. 127-135.

Silva, A. M., & Medeiros, F. P. A. (2022). Uma Ferramenta baseada em Realidade Aumentada para Enriquecer à Aprendizagem de Tecnologias Sociais de Convivência com o Semiárido. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola (pp. 296-307). SBC.

Wetterich, C. B., & Costa, L. S. (2022) “O uso de metodologias ativas no ensino remoto emergencial: uma proposta de gamificação na Educação Profissional e Tecnológica”, In Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, 8, e197922-e197922.
Publicado
06/11/2023
SILVA, Alysson; FERNANDES, Louise; OLIVA, Olívia; BRANDÃO, Jordanna; DANDREA, Alexandre; MEDEIROS, Francisco. Realidade Virtual e Aumentada como ferramentas educacionais em escolas públicas do Semiárido Paraibano. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1287-1292. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235047.