Conschool - Um Elo entre Ludicidade e Desenvolvimento do Pensamento Computacional

  • Gabriel Corrêa Bomm IFFar
  • Samuel Müller Forrati IFFar
  • Cristina Paludo Santos IFFar
  • Anderson Daniel Stochero IFFar

Resumo


Este artigo descreve o desenvolvimento do Conschool - um jogo destinado a desenvolver o pensamento computacional e a resolução de problemas. O jogo aborda aspectos pedagógicos desafiantes e motivadores, que visam engajar o público infanto-juvenil e promover o aprendizado. Um protótipo do jogo foi produzido e testado com alunos de ensino médio de uma escola pública e os resultados revelaram uma boa aceitação do jogo. No entanto, foi identificada a necessidade de ampliar os desafios para atender a mais níveis de habilidade e abranger os mais diversos alunos. Assim, acredita-se que o jogo Conschool tenha potencial para ser uma ferramenta eficaz para o ensino e aprendizagem de informática.

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Publicado
06/11/2023
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BOMM, Gabriel Corrêa; FORRATI, Samuel Müller; SANTOS, Cristina Paludo; STOCHERO, Anderson Daniel. Conschool - Um Elo entre Ludicidade e Desenvolvimento do Pensamento Computacional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1298-1304. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235208.