Relato de Experiência: Metodologias Ativas e o Kahoot em Informática Aplicada no Ensino Técnico de Administração
Resumo
Durante a pandemia de Covid-19, as metodologias ativas e tecnologias educacionais tornaram-se aliadas nos ambientes educacionais devido ao potencial de engajamento e motivação. Nesse cenário, este artigo tem como objetivo relatar a aplicação de uma atividade desenvolvida com o propósito de integrar o Kahoot com as metodologias ativas: Sala de Aula Invertida e Instrução por Pares. Composto por três etapas, as atividades foram aplicadas a 23 estudantes de Informática Aplicada à Administração, uma disciplina do Curso Técnico (Ensino Médio) em Administração de uma instituição federal do Rio de Janeiro. Constatou-se, por meio dos relatos e observações, que a atividade pôde sensibilizar positivamente o processo de aprendizagem.
Referências
Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology.
Mélo, C. B., Farias, G. D., de Sousa Moisés, L., Beserra, L. R. M., and Dalle Piagge, C. S. L. (2020). Ensino remoto nas universidades federais do brasil: desafios e adaptações da educação durante a pandemia de covid-19. Research, Society and Development, 9(11):e4049119866–e4049119866.
Nguyen, T., Netto, C. L., Wilkins, J. F., Bröker, P., Vargas, E. E., Sealfon, C. D., Puthipiroj, P., Li, K. S., Bowler, J. E., Hinson, H. R., et al. (2021). Insights into students’ experiences and perceptions of remote learning methods: from the covid-19 pandemic to best practice for the future. In Frontiers in Education, volume 6, page 91. Frontiers.
Nuci, K. P., Tahir, R., Wang, A. I., and Imran, A. S. (2021). Game-based digital quiz as a tool for improving students’ engagement and learning in online lectures. Ieee Access, 9:91220–91234.