Relato de Experiência: Metodologias Ativas e o Kahoot em Informática Aplicada no Ensino Técnico de Administração

  • Eduardo Gomes de Oliveira Colégio Pedro II / UNIRIO
  • Braian Garrito Veloso UFLA
  • Tadeu Moreira de Classe UNIRIO
  • Ronney Moreira de Castro UFJF
  • Antonio Alexandre Lima UNIRIO / UERJ

Resumo


Durante a pandemia de Covid-19, as metodologias ativas e tecnologias educacionais tornaram-se aliadas nos ambientes educacionais devido ao potencial de engajamento e motivação. Nesse cenário, este artigo tem como objetivo relatar a aplicação de uma atividade desenvolvida com o propósito de integrar o Kahoot com as metodologias ativas: Sala de Aula Invertida e Instrução por Pares. Composto por três etapas, as atividades foram aplicadas a 23 estudantes de Informática Aplicada à Administração, uma disciplina do Curso Técnico (Ensino Médio) em Administração de uma instituição federal do Rio de Janeiro. Constatou-se, por meio dos relatos e observações, que a atividade pôde sensibilizar positivamente o processo de aprendizagem.

Referências

Agência Senado (2021). Pandemia acentua deficit educacional e exige ações do poder público. Disponível em [link], Acesso em 11 nov. 2021.

Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology.

Mélo, C. B., Farias, G. D., de Sousa Moisés, L., Beserra, L. R. M., and Dalle Piagge, C. S. L. (2020). Ensino remoto nas universidades federais do brasil: desafios e adaptações da educação durante a pandemia de covid-19. Research, Society and Development, 9(11):e4049119866–e4049119866.

Nguyen, T., Netto, C. L., Wilkins, J. F., Bröker, P., Vargas, E. E., Sealfon, C. D., Puthipiroj, P., Li, K. S., Bowler, J. E., Hinson, H. R., et al. (2021). Insights into students’ experiences and perceptions of remote learning methods: from the covid-19 pandemic to best practice for the future. In Frontiers in Education, volume 6, page 91. Frontiers.

Nuci, K. P., Tahir, R., Wang, A. I., and Imran, A. S. (2021). Game-based digital quiz as a tool for improving students’ engagement and learning in online lectures. Ieee Access, 9:91220–91234.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Eduardo Gomes de; VELOSO, Braian Garrito; CLASSE, Tadeu Moreira de; CASTRO, Ronney Moreira de; LIMA, Antonio Alexandre. Relato de Experiência: Metodologias Ativas e o Kahoot em Informática Aplicada no Ensino Técnico de Administração. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1312-1317. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235272.