Formação de Professores para Uso de Tecnologias Digitais na Educação: um experimento com licenciandos em computação

  • Andréa Pereira IFFar / UFRGS
  • Crediné Silva de Menezes UFRGS

Resumo


Apresentamos uma Arquitetura Pedagógica (AP), com suporte computacional do ambiente Padlet. A AP foi vivenciada com estudantes de um curso de Licenciatura em Computação, enfatizando a aprendizagem cooperativa dos participantes, durante uma oficina que dialoga com conceitos sobre tecnologias digitais aplicadas à educação. Como resultado da vivência observamos: (i) a integração entre participantes e destes com os conteúdos, (ii) a percepção dos participantes sobre a potencialidade dos recursos on-line, colaborativos como espaços digitais de apoio à formação e (iii) a contribuição para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, tais como a cooperação, autonomia, organização, colaboração e protagonismo.

Referências

Aragón, R. (2016). Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede. Revista de Educação Pública, 25(59/1):261–275.

Carvalho, M. J. S., de Nevado, R. A., & Menezes, C. S. (2005). Arquiteturas pedagógicas para educação à distância: concepções e suporte telemático. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 1, pages 351—360.

Carvalho, M. J. S., Nevado, R. D., & Menezes, C. S. (2007). Arquiteturas pedagógicas para educação a distância. Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para formação de professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz, 1, 36-52.

Coll, C.; Monereo, C. (2010). Educação e Aprendizagem do Século XXI. In: Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Tradução Naila Freitas. Revisão técnica Milena da Rosa Silva. – Dados eletrônicos – Porto Alegre: Artmed, p. 15-46.

Jackson, N. J. (2013). The Concept of Learning Ecologies in N. J. Jackson and G.B. Cooper (eds) Lifewide Learning, Education and Personal Development e-book Chapter A5.

Nascimento, C. A. D. (2014). Formação docente contínua: a busca da satisfação pessoal na construção de uma identidade profissional na sociedade do século XXI. Revista Educação Pública, 14(30).

Piaget, J. (2002). Epistemologia Genética. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes.

Silva, P. G., & Lima, D. S. (2018). Padlet Como Ambiente Virtual De Aprendizagem Na Formação De Profissionais Da Educação. RENOTE, 16(1).

Torres, P. L., dos Santos, K. E. E., Cosme, A., & Trindade, R. (2017). A aprendizagem é pessoal, mas se dá no coletivo: uma experiência formativa de aprendizagem colaborativa para docentes on-line. In: TORRES, Patrícia Lupion (Org.). Redes e mídias sociais. 2.ed. Curitiba: Appris, 2017. p.93-115.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
PEREIRA, Andréa; MENEZES, Crediné Silva de. Formação de Professores para Uso de Tecnologias Digitais na Educação: um experimento com licenciandos em computação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1318-1323. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235344.