Reflexões acerca do processo de inovar docente: uso de recursos tecnológicos abertos na construção colaborativa
Resumo
O presente artigo apresenta uma estratégia pedagógica envolvendo a colaboração entre pares e o uso de recursos tecnológicos abertos em prol de reflexões sobre o processo de inovar docente. A partir de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, atividades individuais e coletivas são contextualizadas, dentro de uma formação continuada online para docentes universitários. As trocas e discussões geradas possibilitaram um repensar da prática docente e uma análise inicial de elementos chave na busca pela inovação pedagógica.Referências
Audy, J. (2020) “Os 3 C´s da inovação em ambientes turbulentos”. Porto Alegre, Zero Hora, 12 de setembro.
British Design Council. (2005) “The double Diamond: a universally accepted depiction of the design process”.
Brown, T. (2008) “Design thinking”. In Harvard business review, v. 86, n. 6, p. 84.
Carvalho, M. J. S.; Nevado, R. A.; Menezes, C.S. (2007) “Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância”. In: Nevado. R. A.; Carvalho, M. J. S. e Menezes, C. S. (Org.). Aprendizagem em Rede na Educação a Distância: Estudos e Recursos para Formação de Professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz.
Filatro, A.; Cavalcanti, C. C. (2018) “Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporative”. 1 ed. São Paulo: Saraiva Educação.
Filho, P. D. (2022) “Losango profissional”. São Paulo, Instagram, @pauloduartefilho.
Goldberg, D. E.; Somerville, M. (2014) “A whole new engineer. The coming revolution in Engineering Education”. Douglas MI: Threejoy.
Henriksen, D.; Gretter, S.; Richardson, C. (2020) “Design thinking and the practicing teacher: Addressing problems of practice in teacher education”. In Teaching Education, v. 31, n. 2, p. 209-229.
Koehler, M.; Mishra, P. (2009) “O que é conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK)?”. In Questões contemporâneas em tecnologia e formação de professores , v. 9, n. 1, pág. 60-70.
Leite, C.; Zabalza, M. (2012) “Ensino superior: inovação e qualidade na docência”. In Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Porto.
Major, J. et al. (2020) “Pedagogical Innovation in Higher Education: defining what we mean”. In International Journal of Innovative Teaching and Learning in Higher Education (IJITLHE), v. 1, n. 3, p. 1-18.
Meyer, P.; Vosgerau, D. S. R.; Borges, C. (2018) “Colaboração entre pares em programas de desenvolvimento profissional docente”. In Práxis Educativa, v. 13, n. 2, p. 312-329.
Michels, A. B.; Danilevicz, A. M. F.; Aragón, R. (2022) “Heurísticas para inovar na prática docente: uso das tecnologias digitais em prol da construção de estratégias pedagógicas”. In Renote, v. 20, n. 2, pages 22-31.
Michels, A. B.; Danilevicz, A. M. F.; Aragón, R. (2022) “Design Thinking no desenvolvimento profissional docente: um olhar para a construção de estratégias pedagógicas com uso de tecnologias”. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola, SBC, pages 253-263.
Neck, H.; Brush, C. (2012) “Idealab”. Symposium for Entrepreneurship Educators. Wellesley/MA: Price Babson.
Nóvoa, A. (2020) “Formação de professores em tempo de pandemia”. Instituto Yungo.
Oliveira, R. M.; Corrêa, Y.; Morés, A. (2020) “Ensino remoto emergencial em tempos de covid-19: formação docente e tecnologias digitais”. In Revista internacional de formação de professores, volume 5, p. 1-18.
Piaget, J. (1985) “O possível e o necessário: evolução dos possíveis na criança”. Porto Alegre, Artes Médicas.
Walder, A. M. (2017) “Pedagogical Innovation in Canadian higher education: Professors’ perspectives on its effects on teaching and learning”. In Studies in Educational Evaluation, v. 54, p. 71-82.
_______. (2014) “The concept of pedagogical innovation in higher education”. In Education Journal, v. 3, n. 3, p. 195-202.
Yin, R. K. (2016) “Pesquisa qualitativa do início ao fim”, Porto Alegre, RS: Penso.
Zabalza, M. A. (2004) “O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas”. Porto Alegre: Artmed, 239 p.
_______. (2003) “Innovación en la Enseñanza Universitaria”. In Contextos Educativos Revista de Educación, Logroño, n. 6, p. 113-136.
British Design Council. (2005) “The double Diamond: a universally accepted depiction of the design process”.
Brown, T. (2008) “Design thinking”. In Harvard business review, v. 86, n. 6, p. 84.
Carvalho, M. J. S.; Nevado, R. A.; Menezes, C.S. (2007) “Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância”. In: Nevado. R. A.; Carvalho, M. J. S. e Menezes, C. S. (Org.). Aprendizagem em Rede na Educação a Distância: Estudos e Recursos para Formação de Professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz.
Filatro, A.; Cavalcanti, C. C. (2018) “Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporative”. 1 ed. São Paulo: Saraiva Educação.
Filho, P. D. (2022) “Losango profissional”. São Paulo, Instagram, @pauloduartefilho.
Goldberg, D. E.; Somerville, M. (2014) “A whole new engineer. The coming revolution in Engineering Education”. Douglas MI: Threejoy.
Henriksen, D.; Gretter, S.; Richardson, C. (2020) “Design thinking and the practicing teacher: Addressing problems of practice in teacher education”. In Teaching Education, v. 31, n. 2, p. 209-229.
Koehler, M.; Mishra, P. (2009) “O que é conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK)?”. In Questões contemporâneas em tecnologia e formação de professores , v. 9, n. 1, pág. 60-70.
Leite, C.; Zabalza, M. (2012) “Ensino superior: inovação e qualidade na docência”. In Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Porto.
Major, J. et al. (2020) “Pedagogical Innovation in Higher Education: defining what we mean”. In International Journal of Innovative Teaching and Learning in Higher Education (IJITLHE), v. 1, n. 3, p. 1-18.
Meyer, P.; Vosgerau, D. S. R.; Borges, C. (2018) “Colaboração entre pares em programas de desenvolvimento profissional docente”. In Práxis Educativa, v. 13, n. 2, p. 312-329.
Michels, A. B.; Danilevicz, A. M. F.; Aragón, R. (2022) “Heurísticas para inovar na prática docente: uso das tecnologias digitais em prol da construção de estratégias pedagógicas”. In Renote, v. 20, n. 2, pages 22-31.
Michels, A. B.; Danilevicz, A. M. F.; Aragón, R. (2022) “Design Thinking no desenvolvimento profissional docente: um olhar para a construção de estratégias pedagógicas com uso de tecnologias”. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola, SBC, pages 253-263.
Neck, H.; Brush, C. (2012) “Idealab”. Symposium for Entrepreneurship Educators. Wellesley/MA: Price Babson.
Nóvoa, A. (2020) “Formação de professores em tempo de pandemia”. Instituto Yungo.
Oliveira, R. M.; Corrêa, Y.; Morés, A. (2020) “Ensino remoto emergencial em tempos de covid-19: formação docente e tecnologias digitais”. In Revista internacional de formação de professores, volume 5, p. 1-18.
Piaget, J. (1985) “O possível e o necessário: evolução dos possíveis na criança”. Porto Alegre, Artes Médicas.
Walder, A. M. (2017) “Pedagogical Innovation in Canadian higher education: Professors’ perspectives on its effects on teaching and learning”. In Studies in Educational Evaluation, v. 54, p. 71-82.
_______. (2014) “The concept of pedagogical innovation in higher education”. In Education Journal, v. 3, n. 3, p. 195-202.
Yin, R. K. (2016) “Pesquisa qualitativa do início ao fim”, Porto Alegre, RS: Penso.
Zabalza, M. A. (2004) “O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas”. Porto Alegre: Artmed, 239 p.
_______. (2003) “Innovación en la Enseñanza Universitaria”. In Contextos Educativos Revista de Educación, Logroño, n. 6, p. 113-136.
Publicado
06/11/2023
Como Citar
MICHELS, Ana Beatriz; DANILEVICZ, Ângela de Moura Ferreira; MESQUITA, Diana Isabel de Araújo; ARAGÓN, Rosane.
Reflexões acerca do processo de inovar docente: uso de recursos tecnológicos abertos na construção colaborativa. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 1324-1330.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235224.