Base Nacional Comum Curricular: Interdisciplinaridade e a inserção da Computação no âmbito escolar

  • Idiana Schneider IFFar / Prefeitura Municipal de Santo Augusto
  • Francisco Celso Machado IFFar / Prefeitura Municipal de Santo Augusto
  • Uianes Luiz Rockenbach Biondo IFFar / Prefeitura Municipal de Santo Augusto
  • Mariléia Gollo IFFar / Prefeitura Municipal de Santo Augusto

Resumo


A aprovação do complemento de Ciência da Computação abre um campo novo de pesquisa na Educação Básica. Surge a questão: Quais habilidades poderiam ser trabalhadas de forma conjunta (interdisciplinar) entre os componentes tradicionais e a Computação? Por isso, o objetivo foi identificar quais objetos de conhecimento e habilidades poderiam ser trabalhados simultaneamente. Utilizou-se a Análise de Conteúdo como metodologia de pesquisa e os resultados envolvem quarenta e cinco pontos comuns entre os documento (BNCC geral e seu complemento).

Referências

Brasil. (2018). “Base Nacional Comum Curricular”, [link], 17 jul. 2023.

Brasil. (2017). “Parecer CNE/CP nº 15/2017, aprovado em 15 de dezembro de 2017”, [link], 17 jul. 2023.

Brasil. (2022). “Resolução CNE/CEB nº 1, de 4 de Outubro de 2022”, [link], 17 jul. 2023.

Germain, C. (1991). “Interdisciplinarité et globalité: Remarques d’ordre épistémologique”, Revue des Sciences de l’Éducation XVII(1), pp. 142-152.

Libâneo, J. C. (2017). Didática. Cortez: e-Pub.

Ribeiro, L. F. & Bueno, B. (2015). “A educação do campo e a interdisciplinaridade: desafios e possibilidades”, Revista Monografias Ambientais - REMOA v. 14, pp. 121-130.
Publicado
06/11/2023
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SCHNEIDER, Idiana; MACHADO, Francisco Celso; BIONDO, Uianes Luiz Rockenbach; GOLLO, Mariléia. Base Nacional Comum Curricular: Interdisciplinaridade e a inserção da Computação no âmbito escolar. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1331-1336. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235284.