O Mundo das Letras: um serious game para auxílio ao letramento e alfabetização de crianças com Síndrome de Down (SD)

  • Alisson G. R. Nascimento UAST / UFRPE
  • Naedson Davi V. S. Pereireia UAST / UFRPE
  • Zildomar Carlos Felix UAST / UFRPE
  • Isledna Rodrigues Almeida UAST / UFRPE
  • Angela M. S. Nobrega Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba
  • Maria Daniely S. Nascimento UAST / UFRPE

Resumo


Esse artigo apresenta a proposta do desenvolvimento do “O Mundo das letras”, um serious game desenvolvido para auxiliar no letramento e alfabetização de crianças com Síndrome de Down, a alfabetização e o letramento são habilidades importantes cruciais para o desenvolvimento cognitivo dessas crianças, impactando positivamente sua linguagem e comunicação. O jogo oferece um ambiente virtual envolvente, com atividades interativas adaptadas às características cognitivas e motoras das crianças com Síndrome de Down. Por meio de quebra-cabeças, associação de letras, jogos de memória e histórias interativas. O jogo busca promover o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e reconhecimento de letras.

Referências

Boudreau, D. 2002. Literacy skills in children and adolescents with Down syndrome. Reading and Writing, v. 15, p. 497-525.

Dörner, R., Göbel, S., Effelsberg, W., & Wiemeyer, J. 2016. Serious Games. Springer International Publishing.

FARIAS, Emanuel H. et al. MoviLetrando: Jogo de Movimentos para Alfabetizar Crianças com Down. In Anais Estendidos do XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2013).

Felix, Z. C., Machado, L S., Toledo, R. P V.., & Silva, J. R. O. 2020. Uma Proposta de um Modelo de Decisão com Foco na Imersão para Serious Games Baseados em Vídeos 360º. In Anais Estendidos do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 11-15). SBC.

Gil, A. C. 2008. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Editora Atlas.

Gonçalves, R. F, et al. 2020. Ferramentas Assistivas no Ensino e Aprendizagem de Pessoas com Síndrome de Down: Um Mapeamento Sistemático. In: Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, p. 652-661.

Hernández Lara, M., Martinez-García, A. I., & Caro, K. 2021. Emotion4Down: A Serious Video Game for Supporting Emotional Awareness of People with Down Syndrome. In Proceedings of the 8th Mexican Conference on Human-Computer Interaction (pp. 1-5).

Kokol, Peter, et al. 2020. "Serious game-based intervention for children with developmental disabilities." Current pediatric reviews 16.1. p26-32.

Lundgren, Antônio V, et al. 2017. Plataforma SAM: a gamificação e a colaboração em uma plataforma de aprendizagem para o ensino da matemática em crianças portadoras de Síndrome de Down. In Anais Estendidos do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2017).

Ma, M., Oikonomou, A., & Jain, L. C. (2011). Serious games and edutainment applications (Vol. 504). London: Springer.

Machado, L. S., Valença, A. M. G., & Morais, A. M. 2016. A serious game for education about oral health in babies. Tempus Actas de Saúde Coletiva, 10, 167-188.

Ribeiro, R. J. et al. 2015. Teorias de aprendizagem em jogos digitais educacionais: um panorama brasileiro. RENOTE, v. 13, n. 1.

Richardson, R. J. 2010. Pesquisa Social, métodos e técnicas. Editora Atlas.

Rodrigues, M., Felix, Z., Júnior, J., & Almeida, I. 2015. ABCÊ Bulir: Software para o auxílio no Processo de Alfabetização e Desenvolvimento Cognitivo de Crianças com Síndrome de Down. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 26, No. 1, p. 867).

Silva, Daniele. 2017. Alfabetização das crianças Síndrome de Down: Inclusão Possível. Google Acadêmico. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 de jul de 2023

Sommerville, I. 2019. Engenharia de Software, 10ª edição. Pearson Universidades.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
NASCIMENTO, Alisson G. R.; PEREIREIA, Naedson Davi V. S.; FELIX, Zildomar Carlos; ALMEIDA, Isledna Rodrigues; NOBREGA, Angela M. S.; NASCIMENTO, Maria Daniely S.. O Mundo das Letras: um serious game para auxílio ao letramento e alfabetização de crianças com Síndrome de Down (SD). In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1337-1342. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234836.