Formação docente em Robótica na Educação Básica: um processo investigativo em rede

  • Marcelo Barbosa Magalhães Escola Estadual Professor Milton Pacheco
  • Aline Silva De Bona IFRS
  • Adão Caron Cambraia IFFAR
  • Idiana T. Muller Shneider IFFAR

Resumo


O trabalho investigativo compartilha a importância de se proporcionar ações de formação docente quanto às tecnologias plugadas e desplugadas atreladas ao pensamento computacional que está intimamente ligado a resolução de problemas. A metodologia das oficinas é colaborativa, online e presencial, com atividades práticas e conceituais. Os professores da escola básica demonstram interesse e ideias de apropriação dos novos conhecimentos para a sala de aula com relação a suas disciplinas, mesmo destacando a dificuldade de recursos tecnológicos para um movimento pró robótica, e associam a programação ao conhecimento lógico necessário na escola para mobilizar o aprendizado que parte da realidade.

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Publicado
06/11/2023
MAGALHÃES, Marcelo Barbosa; BONA, Aline Silva De; CAMBRAIA, Adão Caron; SHNEIDER, Idiana T. Muller. Formação docente em Robótica na Educação Básica: um processo investigativo em rede. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1343-1351. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235097.