Educação de Jovens e Adultos e Cultura Digital: um estudo de caso no Colégio de Aplicação da UFRGS

  • Rute Vera Maria Favero UFRGS / Università Roma Tre
  • Raíssa Gabriella Wasem Cardoso UFRGS
  • Stéfani Daniel Segabinazzi UFRGS

Resumo


Este estudo explora a relação dos estudantes da EJA do CAp-UFRGS com a tecnologia educacional, num contexto em que 84,4% dos brasileiros acima de 10 anos usam o celular. No CAp-UFRGS, destaca-se que 100% dos alunos usam celular para aprendizagem. Implementamos questionários em 2022/2 e 2023/1 para analisar a percepção dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio sobre o uso de TDICs em sala de aula. A pesquisa é parte do projeto "Análise longitudinal do uso de celulares em sala de aula, pelos alunos da EJA", iniciado em 2017. Os dados sugerem uma visão cada vez mais negativa dos alunos em relação às TDICs, vendo-as como distração. Assim, enfatizamos a necessidade de reavaliação do ensino da cultura digital, promovendo o uso consciente e saudável das TDICs.

Referências

BRACKMANN, Christian Puhlmann. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica, 2017. Tese (doutorado) do curso de Informática na Educação (PPGIE) do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2017.

CERIGATTO, M. P. (2020). Educação, mídia e cultura digital na educação de jovens e adultos. Horizontes. Disponível em: https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.939 Acesso em: 09 jul 2023.

CRUZ, Fernanda Alves Davidoff. O impacto do uso de mídias digitais na qualidade de vida de adolescentes. 2014. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2014.

GIL, A. C. (1991). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas.

IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2019). Educação 2019 [Versão digital]. Disponível em [link]. Acesso em: 09 jul 2023

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: Teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 23. ed. Vozes: Rio de Janeiro, 2006.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. Hucitec: São Paulo, 2010. 407 p.

Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. –Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Portal Mec Gov, 2013. Disponível em: [link]. Acesso em: 09 jul 2023.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2007.
Publicado
06/11/2023
FAVERO, Rute Vera Maria; CARDOSO, Raíssa Gabriella Wasem; SEGABINAZZI, Stéfani Daniel. Educação de Jovens e Adultos e Cultura Digital: um estudo de caso no Colégio de Aplicação da UFRGS. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1352-1357. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235343.