A produção de mídias digitais como prática acadêmica: um estudo acerca da aprendizagem no Ensino Superior
Resumo
O presente artigo analisa os processos de aprendizagem que ocorrem em meio às atividades de produção de mídias digitais no Ensino Superior. A pesquisa ocorreu na componente curricular Cognição e Tecnologias Digitais do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará. Os dados foram compostos pelas mídias digitais produzidas pelos estudantes, pelas respostas a um formulário de autoavaliação e por entrevistas em grupo realizadas com os estudantes participantes da componente curricular. A análise utiliza a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Os resultados foram divididos em três categorias: aprendendo em grupo; promovendo engajamento e autonomia; e construindo conhecimentos. Conclui-se que a produção das aumentou a interatividade e a colaboração, enriquecendo o ambiente de aprendizagem e colaborando com o desempenho no mundo do trabalho.
Palavras-chave:
Mídias digitais, Aprendizagem, Ensino Superior
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
BEZERRA, Ellen Lacerda C.; FREIRE, Raquel S.; CASTRO FILHO, José Aires de; HITZSCHKY, Rayssa A.; CARVALHO, Rodrigo Lacerda.
A produção de mídias digitais como prática acadêmica: um estudo acerca da aprendizagem no Ensino Superior. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 34-44.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.241908.