Storytelling e Currículo Integrado: uma Experiência num Curso de Informática

Resumo


Este estudo investiga o uso do Storytelling no Ensino Médio Integrado de Informática em um Instituto Federal, focando na disciplina de Fundamentos da Informática. Os alunos criaram narrativas digitais sobre a História da Computação, desenvolvendo habilidades de escrita, oralidade e criatividade. A maioria dos alunos considerou a atividade envolvente, com melhorias nas habilidades comunicativas. A pesquisa qualitativa revela o potencial do storytelling para promover uma educação mais crítica e integrada na Educação Profissional e Tecnológica.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica, Currículo integrado, Computação

Referências

Bazzo, W. A. (2011). Ciência, Tecnologia e Sociedade e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Ed. UFSC.

Brasil. (2016). Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Informática Integrado. IFFar - Campus Santos Augusto. Curso criado e aprovado PPC pela Resolução n. 42 de 08 de outubro de 2008, convalidado pela Resolução CONSUP n. 27, de 24 de maio de 2016. Santa Maria: IFFar.

Cambraia, A. C. et. al. (2023). Democracia enfraquecida: impactos das contrarreformas neoliberais no currículo integrado. In: Cambraia, A. C. Andrighetto, M. J.; Chaves, T. V. (Orgs) Educação Profissional e Tecnológica no contexto da contrarreforma: concepções, experiências e dinâmicas investigativas. Curitiba: CRV.

Campbell, J. (2003). The hero's journey: Joseph Campbell on his life and work (Vol. 7). New World Library.

Castaman, A. S.; Oliveira, D. S. L. (2020). Storytelling como estratégia de ensino no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, v. 17, n. 49, out./dez. 2020 ISSN 2318-2083.

Ciavatta, M. (2005). A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho necessário, a. 3, n. 3. ISSN 1808-799X.

Cruz, L. (2020). A Jornada do Herói - Estrutura Mítica do Monomito de Joseph Campbell. Disponível em: [link]. Acesso em 24 jun. 2024.

Demo, P. (2004). Professor do Futuro e Reconstrução do Conhecimento. Petrópolis, RJ: Vozes.

Freire, P. (2011). Pedagogia do Oprimido. Rio de janeiro: Paz e Terra.

Frigotto, G.; Ciavatta, M.; Ramos, M. (2005). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez.

Gancho, C. V. (2004). Como analisar narrativas. Editora Ática.

Huston, N. (2010). A espécie fabuladora: um breve estudo sobre a humanidade. Porto Alegre: L&PM Editores.

Lutz, R.; Cambraia. A. C.; França, R. (2021). Audiobook e mediação didática para o desenvolvimento do pensamento computacional na Educação Infantil. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. especial, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v5iespecial.12888.

Morin, E. (2013). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Oliveira, E. G.; Classe, T. M. (2024). Proposta de um Framework de Storytelling para apoiar o ensino e aprendizado em Sistemas de Informação. Trilha de temas, Idéias e Resultados Emergentes em Sistemas de Informação. Anais estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI).

Oliveira, E. G.; Classe, T. M. (2024). Investigando o Uso do Storytelling como Abordagem Educacional: Mapeamento Sistemático da Literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 32, 450-479.

Oliveira, D. S. L. (2020). Storytelling como estratégia de ensino no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Dissertação de mestrado apresentada do ProfEPT, ofertada no câmpus Porto Alegre do IFRS. Orientada pela Prof. Dra. Ana Sara Castaman. Porto Alegre.

Rodrigues, R. A. (2023). O currículo integrado e a necessidade de superação do mecanicismo e do positivismo. In: Cambraia, A. C. Andrighetto, M. J.; Chaves, T. V. (Orgs) Educação Profissional e Tecnológica no contexto da contrarreforma: concepções, experiências e dinâmicas investigativas. Curitiba: CRV.

Saviani, D. (2012). Escola e Democracia. 42ª edição. Campinas: Autores Associados.

Saviani, D. (2003). O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 1, n. 1, p. 131-152. DOI: 10.1590/S1981-77462003000100010.

Vygotsky, L. S. (2000). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
Publicado
04/11/2024
CAMBRAIA, Adão Caron; BIONDO, Uianes Luiz Rockenbach; OLIVEIRA, Eduardo Gomes de. Storytelling e Currículo Integrado: uma Experiência num Curso de Informática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 57-67. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242073.