Algoritmos Adaptados para Alunos com Deficiência Visual: Inovando o Ensino de Matemática Através de Dobraduras de Papel e Pensamento Computacional
Resumo
Este artigo é um recorte de um trabalho de conclusão de curso, que aborda o desenvolvimento de algoritmos adaptados para alunos com deficiência visual na aprendizagem de matemática através de dobraduras de papel e o uso da metodologia do pensamento computacional. Tais algoritmos foram adaptados com instruções curtas e objetivas, linguagem matemática específica e o uso de materiais com texturas para auxiliar a percepção tátil dos alunos. Esta pesquisa propõe uma abordagem potencialmente inovadora para ensinar matemática a alunos com deficiência visual, demonstrando resultados promissores em termos de compreensão e aplicação de conceitos matemáticos por meio da dobradura de papel.
Palavras-chave:
Dobraduras de Papel, Pensamento Computacional, Deficiência Visual, Ensino de Matemática, Algoritmos
Referências
Abreu, T. E. B. O Ensino de Matemática Para Alunos com Deficiência Visual. Dissertação (Mestrado em Matemática). Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Campos dos Goytacazes, RJ. 2013
Bona, A. S. D. Planejamento “Inclusivo” Em Educação Matemática: A Partir De Questões De Processos Seletivos. In: Escola de Inverno de Educação Matemática 8., 2023, Santa Maria. Anais [...]. Santa Maria, 2023. v. 8.1. p. 95-107. Disponível em [link]
Bona, A. S. D; Lopes, L.; Cazzaroto, S. Uma prática inclusiva com o pensamento computacional nas aulas de Matemática. In: Sonza, Andréa et al. (org) Mosaico Acessível - Tecnologia Assistiva e Práticas Pedagógicas Inclusivas na Educação Profissional. Maringá, PR: Massoni, 2022, p. 157-172.
Bona, A. S. D; Rocha, K. C; Basso, M. V. A. Uma Prática Investigativa com Dobraduras ancorada no Pensamento Computacional e na Abstração Reflexionante. In: Workshop De Informática Na Escola (Wie), 29., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 202-212. DOI: 10.5753/wie.2023.234378
Dada, L. G. M. A Inclusão Do Ensino De Matemática Para Surdos: Uma Sequência Didática Investigativa Na Educação Básica. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (Licenciatura em Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório. Osório, RS. 2022
Germano. R. A; Bona, A. S. D. A Dobradura E O Uso Pensamento Computacional No Período de Sondagem nas Aulas de Matemática. Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão (MoExP), 13º Edição, 2023, Osório - RS. Resumos… Disponível em: [link].
Matsubara, R; Cecconello, A. C; Costa, J. A; Bona, A. D.; Lemos, J; Kologeski, A. Uma Oficina de Dobradura de Sacolas Plásticas Aliando o Pensamento Computacional com Atividades Desplugadas no Ensino Fundamental. In: Workshop De Informática Na Escola (Wie), 29., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 192-201. DOI: 10.5753/wie.2023.234375.
Pereira, A. M.; Machado, L. B. (2023) “O uso do GeoGebra para construir um círculo trigonométrico”. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 288-297. DOI: 10.5753/wie.2023.234428
Ribeiro, L. N.; Martins, A. G. G.; Benite, C.. Uso De Dobraduras Como Recurso Didático Para O Ensino De Geometria Plana Aos Alunos Com Deficiência Visual. In: Anais Do 10º Congresso Brasileiro De Educação Especial, 2023, São Carlos. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2023. Disponível em: [link]
Sá, E. D; Campos, I. M; Silva, M. B. C. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: Deficiência visual. SEESP / SEED / MEC Brasília/DF – 2007. Disponível em: [link]. Acesso em: jul. 2024.
Santos, L. T; Guerra, L. C; Portal, L. S. L; Bona, A. S. D. Educação, trabalho e transformação social: caminhos para uma práxis pedagógica emancipatória. In: Albuquerque Junior, Ailton Batista de (Roinuj Tamborindeguy); Pereira, Gabriel Silveira; Rocha, Bruna Beatriz da; Ivanicska, Rebeca Freitas (orgs.). Educação, trabalho e transformação social: caminhos para uma práxis pedagógica emancipatória. Itapiranga: Schreiben, 2024. p. 319-328. e-book. Disponível em: [link]
Vicari, R. M.; Moreira, A.; Menezes, P. B.(2018), “Pensamento Computacional: Revisão Bibliográfica”.192p
Wing, J. M. (2006), “Computational Thinking”, In: Communications of the ACM, vol. 49, n. 3, p.33-35, March.
Bona, A. S. D. Planejamento “Inclusivo” Em Educação Matemática: A Partir De Questões De Processos Seletivos. In: Escola de Inverno de Educação Matemática 8., 2023, Santa Maria. Anais [...]. Santa Maria, 2023. v. 8.1. p. 95-107. Disponível em [link]
Bona, A. S. D; Lopes, L.; Cazzaroto, S. Uma prática inclusiva com o pensamento computacional nas aulas de Matemática. In: Sonza, Andréa et al. (org) Mosaico Acessível - Tecnologia Assistiva e Práticas Pedagógicas Inclusivas na Educação Profissional. Maringá, PR: Massoni, 2022, p. 157-172.
Bona, A. S. D; Rocha, K. C; Basso, M. V. A. Uma Prática Investigativa com Dobraduras ancorada no Pensamento Computacional e na Abstração Reflexionante. In: Workshop De Informática Na Escola (Wie), 29., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 202-212. DOI: 10.5753/wie.2023.234378
Dada, L. G. M. A Inclusão Do Ensino De Matemática Para Surdos: Uma Sequência Didática Investigativa Na Educação Básica. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (Licenciatura em Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório. Osório, RS. 2022
Germano. R. A; Bona, A. S. D. A Dobradura E O Uso Pensamento Computacional No Período de Sondagem nas Aulas de Matemática. Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão (MoExP), 13º Edição, 2023, Osório - RS. Resumos… Disponível em: [link].
Matsubara, R; Cecconello, A. C; Costa, J. A; Bona, A. D.; Lemos, J; Kologeski, A. Uma Oficina de Dobradura de Sacolas Plásticas Aliando o Pensamento Computacional com Atividades Desplugadas no Ensino Fundamental. In: Workshop De Informática Na Escola (Wie), 29., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 192-201. DOI: 10.5753/wie.2023.234375.
Pereira, A. M.; Machado, L. B. (2023) “O uso do GeoGebra para construir um círculo trigonométrico”. In: Workshop de Informática na Escola (WIE), Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 288-297. DOI: 10.5753/wie.2023.234428
Ribeiro, L. N.; Martins, A. G. G.; Benite, C.. Uso De Dobraduras Como Recurso Didático Para O Ensino De Geometria Plana Aos Alunos Com Deficiência Visual. In: Anais Do 10º Congresso Brasileiro De Educação Especial, 2023, São Carlos. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2023. Disponível em: [link]
Sá, E. D; Campos, I. M; Silva, M. B. C. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: Deficiência visual. SEESP / SEED / MEC Brasília/DF – 2007. Disponível em: [link]. Acesso em: jul. 2024.
Santos, L. T; Guerra, L. C; Portal, L. S. L; Bona, A. S. D. Educação, trabalho e transformação social: caminhos para uma práxis pedagógica emancipatória. In: Albuquerque Junior, Ailton Batista de (Roinuj Tamborindeguy); Pereira, Gabriel Silveira; Rocha, Bruna Beatriz da; Ivanicska, Rebeca Freitas (orgs.). Educação, trabalho e transformação social: caminhos para uma práxis pedagógica emancipatória. Itapiranga: Schreiben, 2024. p. 319-328. e-book. Disponível em: [link]
Vicari, R. M.; Moreira, A.; Menezes, P. B.(2018), “Pensamento Computacional: Revisão Bibliográfica”.192p
Wing, J. M. (2006), “Computational Thinking”, In: Communications of the ACM, vol. 49, n. 3, p.33-35, March.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
GERMANO, Rafaela de A.; BONA, Aline Silva de.
Algoritmos Adaptados para Alunos com Deficiência Visual: Inovando o Ensino de Matemática Através de Dobraduras de Papel e Pensamento Computacional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 68-79.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242112.