Potencializando o Engajamento no Ensino de Engenharia de Software e Requisitos: Relatos de Experiências com a Dinâmica Fábrica de Aviões

  • Nathalino P. Britto Universidade de Fortaleza
  • Adriano B. Albuquerque Universidade de Fortaleza
  • Elizabeth S. Furtado Universidade de Fortaleza
  • Diógenes E. Leódido Universidade de Fortaleza

Resumo


Este estudo avalia a dinâmica "Fábrica de Aviões" (FA) como uma intervenção pedagógica ativa na disciplina de Requisitos e Modelagem de Sistemas (RMS). Implementada no início de 2024 com 53 alunos dos cursos de Computação, Engenharia da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a FA visou aumentar o engajamento e a compreensão dos requisitos de engenharia de software (ES) logo no início do semestre, período crítico marcado por desinteresse, por exemplo. Os resultados indicaram um aumento no interesse e na compreensão dos alunos, com 96,2% considerando a dinâmica relevante. A abordagem prática facilitou a compreensão da importância dos conceitos da disciplina de RNS e destacou a importância do trabalho em equipe e do pensamento crítico.
Palavras-chave: Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Dinâmicas Ativas, Fábrica de Aviões, Engajamento Estudantil

Referências

Alves, Adriana G.; Benitti, Fabiane BV. Processo de desenvolvimento integrando disciplinas de engenharia de software. In: XIV Workshop sobre Educação em Computação–Anais do XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação–Anais do. 2006. p. 206-215.

Barreira, Carlos; Boavida, João; Araújo, Nuno. Avaliação formativa: novas formas de ensinar e aprender. Revista portuguesa de pedagogia, 2006. p. 95-133.

Battesini, Marcelo; Mateus, Ana Lúcia Souza Silva. Aprendendo com aviões de papel: metodologias ativas no ensino em Engenharia de Produção. Revista de Ensino de Engenharia, v. 37, n. 3, 2019.

Costa, Yandson et al. Lições aprendidas de uso de baixa tecnologia em uma disciplina engenharia de software aplicando diversas metodologias ativas: Um relato de experiência. In: Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola. SBC, 2020. p. 189-198.

Damiani, Magda Floriana et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de educação, n. 45, 2013. p. 57-67.

De Paiva, Rosicler Carminato Guedes; Pereira, Adriano Nunes; Borsagli, Janaina Carla Rodrigues. A importância do feedback como ferramenta do ensino e aprendizagem. NATIVA-Revista de Ciências, Tecnologia e Inovação, v. 1, n. 1, 2021. p. 89-93.

Fabri, José Augusto. Um avião no processo interativo para levantamento de requisitos: Resultados. Blog Engenharia de Software, 10 mar. 2010. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 abr. 2024.

Gatti, Bernardete A. Didática e formação de professores: provocações. Cadernos de pesquisa, v. 47, 2017. p. 1150-1164.

Gomes, Alex Sandro; Gomes, Claudia Roberta Araújo. Classificação dos Tipos de Pesquisa em Informática na Educação. In: Jaques, Patrícia Augustin; Pimentel, Mariano; Siqueira, Sean; Bittencourt, Ig (Org.). Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1). Disponível em: [link]

Kalinowski, Marcos; Xexeo, José X. Moreira; Soares, Gabriela Bastos. Construção de um Projeto Pedagógico de Ciência da Computação com Ênfase em Engenharia de Software. In: VI Workshop De Educação Em Computação E Informática Do Estado De Minas Gerais, 2007, Lavras, MG. Anais Do VI Workshop De Educação Em Computação E Informática Do Estado De Minas Gerais, 2007.

Lima, José Vinícius et al. As Metodologias Ativas e o Ensino em Engenharia de Software: uma revisão sistemática da literatura. In: Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. SBC, 2019. p. 1014-1023.

Marques, Maíra R.; Quispe, Alcides; Ochoa, Sergio F. A systematic mapping study on practical approaches to teaching software engineering. In: IEEE Frontiers in education conference (FIE) proceedings. IEEE, 2014. p. 1-8.

Nascimento, Jéssica. Aviãozinho de papel: brincadeira de criança ou projeto de engenharia?. Jornal Cruzeiro do Sul, 10 abr. 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 abr. 2024.

Prikladnicki, Rafael; Audy, Jorge Luis. Construção do conhecimento e complexidade na Área de engenharia de software. In: Anais do II Workshop Um Olhar Sociotécnico sobre a Engenharia de Software (WOSES 2006). 2006. p. 51-63.

Prikladnicki, Rafael et al. Ensino de engenharia de software: desafios, estratégias de ensino e lições aprendidas. FEES - Fórum de Educação em Engenharia de Software, 2009. p. 1-8.

Santo, E. do E.; Luz, Luiz Carlos Sacramento. Didática no ensino superior: perspectivas e desafios. Saberes, Natal–RN, v. 1, n. 8, 2013. p. 58-73.

Santana, Thalia S.; Kudo, Taciana N.; Bulcao-Neto, Renato F. Um relato de experiência sobre o uso de histórias de usuário e critérios de aceitaçao no ensino de requisitos de software. In: Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola. SBC, 2022. p. 200-210.

Santos, David Moises B. et al. Integrando as disciplinas de engenharia de software, análise e projeto de sistemas e banco de dados utilizando PBL. In: XV Workshop sobre Educação em Computação–Anais do XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2007. p. 66-75.

Shackelford, Russell et al. Computing curricula 2005: The overview report. ACM SIGCSE Bulletin, v. 38, n. 1, 2006. p. 456-457.

Sommerville, Ian. Software engineering. 9th ed. America: Pearson Education Inc, 2011.

Trindade, Genarde Macedo; De Souza, Dayane R. O uso do Método Ágil Scrum para o Gerenciamento de Equipes de Softwares em uma Atividade de Extensão Universitária: Um Relato de Experiência. Anais da Semana de Informática CESIT/UEA, v. 8, n. 1, 2020. p. 5-5.

Valença, Antonio Karlos Araújo. Metodologias ativas no ensino de engenharia: uma revisão bibliométrica. Revista Produção Online, v. 23, n. 2, 2023. p. 4982.
Publicado
04/11/2024
BRITTO, Nathalino P.; ALBUQUERQUE, Adriano B.; FURTADO, Elizabeth S.; LEÓDIDO, Diógenes E.. Potencializando o Engajamento no Ensino de Engenharia de Software e Requisitos: Relatos de Experiências com a Dinâmica Fábrica de Aviões. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 91-100. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242241.