O Uso das Tecnologias para Inclusão: a Vivência Escolar de uma Estudante com a Dupla Condição
Resumo
Este artigo objetiva discutir a dupla condição a partir do estudo de caso de uma aluna com deficiência visual e altas habilidades/superdotação, numa escola pública do Rio Grande do Sul, refletindo sobre possibilidades educacionais tecnológicas na perspectiva inclusiva. Nesse sentido, apresentamse as experiências nos atendimentos da sala de integração e de recursos para pessoas com deficiência visual (SIR Visual) e sala de integração e de recursos para altas habilidades/superdotação (SIR AH/SD), o processo de identif icação da estudante com AH/SD, o trabalho colaborativo entre as professoras que atuam nas SIR’S e a importância do uso das tecnologias para o processo inclusivo.
Palavras-chave:
altas habilidades/superdotação, deficiência visual, inclusão, dupla condição, trabalho colaborativo
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
SILVA, Aline Russo da; AMÉRICO, Camila Della Passe; OPPERMANN, Janaína; ARAGÓN, Rosane.
O Uso das Tecnologias para Inclusão: a Vivência Escolar de uma Estudante com a Dupla Condição. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 101-110.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242309.