Promovendo a Inclusão e Permanência Feminina nos Cursos de Computação Através do Ensino de Robótica: Um Relato de Experiência

  • Luana R. Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Fabiann Matthaus Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Sara L. Teodoro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Vitória C. Bobot da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Matheus S. Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Resumo


O presente artigo consiste no relato experiência referente a aplicação de oficinas de robótica educacional, que visaram a inclusão de meninas e mulheres nas áreas STEM. Os encontros basearam-se no uso do Arduino e fundamentos de lógica de programação, formentados com o uso de metodologias ativas para motivar o ingresso das participantes em cursos de graduação na área da tecnologia, assim como contribuir para a permanência e êxito das ingressantes no nível superior. Os resultados obtidos mostraram que, além do desenvolvimento de habilidades e competências técnicas, as participantes levantaram ideias de contribuição tecnológica para a comunidade e despertaram interesse em desenvolver projetos nos campos da robótica e automação. 

Palavras-chave: Inclusão Feminina, Robótica Educacional, STEM, Arduino

Referências

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Publicado
04/11/2024
AGUIAR, Luana R.; BARBOSA, Fabiann Matthaus; TEODORO, Sara L.; SILVA, Vitória C. Bobot da; LIMA, Matheus S.. Promovendo a Inclusão e Permanência Feminina nos Cursos de Computação Através do Ensino de Robótica: Um Relato de Experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 122-132. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242373.