Promovendo a Inclusão e Permanência Feminina nos Cursos de Computação Através do Ensino de Robótica: Um Relato de Experiência
Resumo
O presente artigo consiste no relato experiência referente a aplicação de oficinas de robótica educacional, que visaram a inclusão de meninas e mulheres nas áreas STEM. Os encontros basearam-se no uso do Arduino e fundamentos de lógica de programação, formentados com o uso de metodologias ativas para motivar o ingresso das participantes em cursos de graduação na área da tecnologia, assim como contribuir para a permanência e êxito das ingressantes no nível superior. Os resultados obtidos mostraram que, além do desenvolvimento de habilidades e competências técnicas, as participantes levantaram ideias de contribuição tecnológica para a comunidade e despertaram interesse em desenvolver projetos nos campos da robótica e automação.
Referências
Desmet, P., Overbeeke, K., and Tax, S. (2001). Designing products with added emotional value: Development and application of an approach for research through design. The Design Journal, 4:32–47.
Engeplus (2022). Mercado de tecnologia precisa de 159 mil profissionais por ano. Disponível em: [link] Acesso em: 28/06/2024.
Laura, R., Glívia, B., Ismael, S., Coutinho, F., and Santos, N. (2019). Um panorama da atuação da mulher na computação. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 1–10. SBC.
Lopes, A. G. (2019). Perspectives on women in computing. Cracking the Digital Ceiling: Women in Computing around the World, page 229.
Nascimento, L., Lima, Y., Barbosa, C., Costa, L., Santos, A., Galeno, L., Xexéo, G., and Souza, J. (2023). Paridade de gênero no ensino superior em STEM no Brasil: uma análise de 10 anos. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 217–227. SBC.
Santos, N. and Marczak, S. (2023). Fatores de atração, evasão e permanência de mulheres nas áreas da computação. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 136–147, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Saraiva, M. (2021). 16 dicas para mulheres que querem atuar na área de tecnologia. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 de junho de 2024.
Thiollent, M. (2018). Metodologia da pesquisa-ação. Cortez editora, 18ª edição.
Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, 31:443–466.