Transformando Ideias em Aplicativos de Celular: um Relato de Experiência em uma Disciplina de Projeto e Prática no Ensino Médio Técnico

Resumo


Este artigo relata a experiência na disciplina de Projeto e Prática de um curso técnico integrado ao ensino médio em uma instituição federal de ensino em . O curso visou integrar o Design Thinking com o MIT App Inventor. Utilizando a estrutura fornecida pela iniciativa Criativos da Escola, o curso guiou os estudantes por um processo estruturado de identificação de problemas, tempestade de ideias, prototipação e desenvolvimento de aplicativos de celular a partir de seus interesses. Os resultados mostram que os estudantes pareceram se sentir motivados a realizar as atividades propostas e que avançaram no desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais necessárias ao mundo do trabalho.
Palavras-chave: Design Thinking, MIT App Inventor, Ensino médio técnico

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Publicado
04/11/2024
AURELIANO, Viviane Cristina Oliveira; ANDRADE, Havana Diogo Alves. Transformando Ideias em Aplicativos de Celular: um Relato de Experiência em uma Disciplina de Projeto e Prática no Ensino Médio Técnico. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 133-143. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242404.