Arquiteturas Pedagógicas e Aprendizagem Cooperativa em Ambientes Digitais: um relato de experiência
Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre Aprendizagem Cooperativa em contextos digitais, destacando o potencial das Arquiteturas Pedagógicas (APs) nesse processo. A aprendizagem cooperativa descrita se baseia na teoria de Piaget, vista como uma prática que promove a interação entre os estudantes. O artigo apresenta exemplos de diferentes APs vivenciadas por um grupo de doutorandos. Essas arquiteturas foram utilizadas em um Seminário Avançado, promovendo uma compreensão mais aprofundada e prática sobre o uso das APs simples e complexas com vistas a favorecer a aprendizagem cooperativa em ambientes digitais. Esse processo resultou em um maior engajamento dos estudantes e no desenvolvimento de habilidades significativas.
Referências
Carvalho, M. J. S.; Nevado, R. A de; Menezes, C. S. de. (2007). Arquiteturas pedagógicas para educação a distância. Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para formação de professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz, v. 1, p. 36-52.
Dolle, J. M. (1983). Para Compreender Jean Piaget: uma iniciação à psicologia genética piagetiana. p. 199-199.
Franco, S. R. K. (1998). O construtivismo e a educação. 8 ed. (Revista e ampliada). Porto Alegre, Mediação, 100 p.
La Taille, Y. (1990). A construção do conhecimento. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, coordenadoria de estudos e normas pedagógicas - SECENP.
Lima, R. A. S.; Silva, F. X.; Menezes, C. S. de. (2023). Construção de uma Arquitetura Pedagógica baseada em jogos digitais: relato de uma experiência de aprendizagem. In: CICLO DE PALESTRAS DO CENTRO INTERDISCIPLINAR DE NOVAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO, XXX. Porto Alegre.
Menezes, C. S.; Aragón, R.; Ziede, M. L. (2018). Um framework para desenvolvimento de arquiteturas pedagógicas para aprendizagem ativa. Anais do XXIX SBIE, Fortaleza – CE.
Menezes, C. S. de; Aragón, R.; Ziede, M. L.; Charczuk, S. B. (2013). Arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede no contexto do seminário integrador. RENOTE: revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 16 f.
Menezes, C. S. de; Castro Junior, A. N. de; Aragón, R. (2021). Arquiteturas pedagógicas para aprendizagem em rede. In: Mariano Pimentel, Fabio Ferrentini Sampaio, Ednéa Santos. (Org.). Série de livros-texto da CEIE-SBC. 1 ed. Porto Alegre: Editora da SBC, p. 1-27. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 abr. 2024.
Nevado, R. A.; Menezes, C. S. de; Vieira Júnior, R. R. M. (2011). Debate de teses – uma arquitetura pedagógica. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE).
Osti, A. (2009). Concepções sobre desenvolvimento e aprendizagem segundo a psicogênese piagetiana. Revista de educação, v. 12, n. 13.
Pereira, A.; Silva, F. X.; Lima, R. D. A. S.; Menezes, C. S. (2023). Desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem por Professores em Formação: um relato de experiência. In: Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola. SBC. p. 603-613.
Piaget, J. (1973). Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense.
Piaget, J. (1991). Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense.
Piaget, J. (2001). A construção do real na criança. São Paulo: Ática.
Pocinho, M. (2018). Teorias cognitivas da aprendizagem e sucesso escolar: uma lição de síntese, Portugal: Universidade da Madeira.
Silva, F. X.; Menezes, C. S.; Castro Junior, A. N. (2023). Arquitetura Pedagógica Baseada no Pensamento Computacional para a Compreensão do Problema & Portfólio de Aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 21, n. 2, p. 1-12.
Silva, P. F.; Menezes, C. S.; Fagundes, L. da C. (2017). Avaliação processual no Contexto de Projetos de Aprendizagem. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 1 jan/abr. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 mar. 2024.
Silva, F. X.; Müller, M. G.; Lima, R. D. A. S.; Jacaúna, R. D. P.; Pereira, A.; Menezes, C. S. de. (2021). Evaluation of the Knowledge Construction Process in the application of the Pedagogical Architecture “Debate of Thesis”. In: 2021 XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO). IEEE. p. 310-317.
Sisto, F.F. (1996). Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. Petrópolis: Vozes.