Segurança digital em HQs: Estimulando autoria e protagonismo no 4º ano do ensino fundamental
Resumo
Este artigo relata o uso de histórias em quadrinhos (HQs) como ferramenta pedagógica para abordagem de segurança digital no 4º ano do Ensino Fundamental por meio de metodologias ativas. Fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o relato exemplifica como os recursos tecnológicos podem ser usados com intencionalidade pedagógica e de forma significativa. Os resultados incluem aumento do engajamento dos estudantes, compreensão dos conceitos básicos de segurança digital, desenvolvimento de habilidades e competências, disseminação de cultura de segurança para além da escola e uso significativo e ético da tecnologia, possibilitando a autoria e protagonismo dos estudantes.
Palavras-chave:
Histórias em quadrinhos, metodologias ativas, segurança digital, BNCC
Referências
Andrade, R.; Plá, J. B.;Iribarem, J. B.; Rapkiewicz, C.; Benvenuti, J. (2016) Histórias em quadrinhos digitais: trabalho interdisciplinar promovendo autoria na EJA. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22., 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016. p. 231-240. DOI: 10.5753/cbie.wie.2016.231.
BRASIL. Ministério da Educação (2022), “Competências e premissas específicas da Computação na BNCC”
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 93, de 26 de setembro de 2019. Aprova o Glossário de Segurança da Informação. Publicado em: 01/10/2019. Edição: 190, Seção 1, p. 3.
CETIC.BR. TIC Kids Online Brasil - 2023 - Crianças e adolescentes. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2023. Disponível em [link] Acesso em 06 fev 2024
Crisóstomo, L.; Paiva, D. Histórias em quadrinhos e educação: uma análise do uso didático das Hqs. In: PESQUISAS EM ANDAMENTO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 15., 2019, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 153-157.
Lévy, Pierre. Cibercultura. São Paulo; ED 34, 2010.
Martins, A. A leitura das obras clássicas da literatura. in: Inovações Pedagógicas. Coleção O novo velho Colégio Pedro II. Rio de Janeiro: Colégio Pedro II, 2017.
Moran, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.
Santos, C.; Nunes, M. A. S. N. (2019) Abordagem Desplugada para o Estímulo do Pensamento Computacional de Estudantes do Ensino Fundamental com Histórias em Quadrinhos. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019). VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 570-579. DOI: 10.5753/cbie.wie.2019.570.
THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard educational review, v. 66, n. 1, p. 60-93, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação (2022), “Competências e premissas específicas da Computação na BNCC”
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 93, de 26 de setembro de 2019. Aprova o Glossário de Segurança da Informação. Publicado em: 01/10/2019. Edição: 190, Seção 1, p. 3.
CETIC.BR. TIC Kids Online Brasil - 2023 - Crianças e adolescentes. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2023. Disponível em [link] Acesso em 06 fev 2024
Crisóstomo, L.; Paiva, D. Histórias em quadrinhos e educação: uma análise do uso didático das Hqs. In: PESQUISAS EM ANDAMENTO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 15., 2019, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 153-157.
Lévy, Pierre. Cibercultura. São Paulo; ED 34, 2010.
Martins, A. A leitura das obras clássicas da literatura. in: Inovações Pedagógicas. Coleção O novo velho Colégio Pedro II. Rio de Janeiro: Colégio Pedro II, 2017.
Moran, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.
Santos, C.; Nunes, M. A. S. N. (2019) Abordagem Desplugada para o Estímulo do Pensamento Computacional de Estudantes do Ensino Fundamental com Histórias em Quadrinhos. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019). VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 570-579. DOI: 10.5753/cbie.wie.2019.570.
THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard educational review, v. 66, n. 1, p. 60-93, 1996.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
FERNANDES, Raquel Moreira Machado; MOTTA, Claudia Lage Rebello da; CARMO, Luiz Fernando Rust da Costa.
Segurança digital em HQs: Estimulando autoria e protagonismo no 4º ano do ensino fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 165-175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242496.