Segurança digital em HQs: Estimulando autoria e protagonismo no 4º ano do ensino fundamental

Resumo


Este artigo relata o uso de histórias em quadrinhos (HQs) como ferramenta pedagógica para abordagem de segurança digital no 4º ano do Ensino Fundamental por meio de metodologias ativas. Fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o relato exemplifica como os recursos tecnológicos podem ser usados com intencionalidade pedagógica e de forma significativa. Os resultados incluem aumento do engajamento dos estudantes, compreensão dos conceitos básicos de segurança digital, desenvolvimento de habilidades e competências, disseminação de cultura de segurança para além da escola e uso significativo e ético da tecnologia, possibilitando a autoria e protagonismo dos estudantes.
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos, metodologias ativas, segurança digital, BNCC

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Publicado
04/11/2024
FERNANDES, Raquel Moreira Machado; MOTTA, Claudia Lage Rebello da; CARMO, Luiz Fernando Rust da Costa. Segurança digital em HQs: Estimulando autoria e protagonismo no 4º ano do ensino fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 165-175. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242496.