Ensino de Algoritmos para Pessoa com Deficiência Visual: Um Relato de Experiência no Ensino Superior
Resumo
A inclusão de alunos com deficiências em universidades brasileiras é amparada pela Lei n° 13.005/2014, que institui o Plano Nacional de Educação – PNE. Neste contexto, este artigo aborda um relato de experiência do ensino de Algoritmos a um aluno com cegueira total do curso de bacharelado em Ciência da Computação. As principais estratégias utilizadas no ensino da disciplina são detalhadas neste trabalho, como as atividades desplugadas realizadas, os mapas táteis desenvolvidos, o recurso de audiodescrição e o uso de ferramentas auxiliares, como leitores de tela. Elaborou-se um formulário para coleta de dados de avaliação das aulas, dos materiais didáticos e das ferramentas utilizadas. Ao final da disciplina, o aluno conseguiu obter as habilidades necessarias à resolução sistemática de problemas, ao mesmo tempo em que ele próprio destaca que as estratégias de ensino utilizadas serviram para deixá-lo mais motivado e confiante durante o aprendizado de Algoritmos, corroborando para a sua permanência no curso.
Palavras-chave:
Algoritmos, Ensino, Pessoa com Deficiência Visual
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
RIBEIRO FILHO, José de S.; DOS SANTOS, Daniel S.; MACEDO, João Gustavo M. T.; ARAÚJO, Fabiola P. O..
Ensino de Algoritmos para Pessoa com Deficiência Visual: Um Relato de Experiência no Ensino Superior. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 187-198.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242516.