Arquiteturas Pedagógicas e Modelagem 3D na aprendizagem de Levantamento Arquitetônico
Resumo
Em nossa vivência enquanto docente, identificamos que estudantes do Ensino Médio apresentam dificuldades em realizar o levantamento arquitetônico, devido à natureza inabitual da atividade. Assim, estruturamos uma Arquitetura Pedagógica (AP) para apoiar a aprendizagem desta temática utilizando a modelagem 3D. A AP visa desenvolver nos estudantes a habilidade de observação, análise e síntese de um elemento arquitetônico por meio do desenho de croqui apoiado pela modelagem 3D. Os resultados desta experiência indicam que os estudantes melhoraram a percepção da forma da edificação, o que contribuiu tanto para o desenvolvimento da visão espacial como para o reconhecimento dos elementos arquitetônicos.
Palavras-chave:
Arquitetura pedagógica, Modelagem 3D, Paisagismo, Levantamento arquitetônico
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
LIMA, Rafaela de Araujo Sampaio; MENEZES, Crediné Silva de; ARAGÓN, Rosane.
Arquiteturas Pedagógicas e Modelagem 3D na aprendizagem de Levantamento Arquitetônico. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 199-209.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242536.