Arquiteturas Pedagógicas e Modelagem 3D na aprendizagem de Levantamento Arquitetônico

Resumo


Em nossa vivência enquanto docente, identificamos que estudantes do Ensino Médio apresentam dificuldades em realizar o levantamento arquitetônico, devido à natureza inabitual da atividade. Assim, estruturamos uma Arquitetura Pedagógica (AP) para apoiar a aprendizagem desta temática utilizando a modelagem 3D. A AP visa desenvolver nos estudantes a habilidade de observação, análise e síntese de um elemento arquitetônico por meio do desenho de croqui apoiado pela modelagem 3D. Os resultados desta experiência indicam que os estudantes melhoraram a percepção da forma da edificação, o que contribuiu tanto para o desenvolvimento da visão espacial como para o reconhecimento dos elementos arquitetônicos.
Palavras-chave: Arquitetura pedagógica, Modelagem 3D, Paisagismo, Levantamento arquitetônico

Referências

Amorim, M. P., Casado, T. C. (2018). “A aplicação da fotogrametria em patrimônio capixaba: a fachada da igreja de São Gonçalo, Vitória, ES”. Anais do V Seminário Ibero-Amaericano Arquitetura e Documentação Belo Horizonte–ee, 24.

Assunção, G., Lima, W. (2020). “Reuso, criatividade e projeto para o Centro Histórico de Natal – RN: uma discussão metodológica sobre a prática de ateliê integrado”. In VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Bertoldi, N. D., Silva, A. C. S. B. D. (2023). “Lidar no Iphone 13 Pro para levantamento arquitetônico”. In XXV ENPÓS – Encontro de Pós-Graduação.

Camargo, L. S., Becker, M. L. R. (2012). “O percurso do conceito de cooperação na epistemologia genética”. Educação & Realidade, v. 37, p. 527-549.

Carvalho, M. J. S.; Nevado, R. A. de; Menezes, C. S. de (2005). “Arquiteturas pedagógicas para educação à distância: concepções e suporte telemático”. In Brazilian Symposium on Computers in Education (SBIE) (Vol. 1, No. 1, pp. 351-360).

Carvalho, M. J. S.; Nevado, R. A. de; Menezes, C. S. de. (2007). “Arquiteturas pedagógicas para educação a distância”. Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para formação de professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz, v. 1, p. 36-52.

Groetelaars, N. (2004). “Um Estudo da Fotogrametria Digital na Documentação de Formas Arquitetônicas e Urbanas”. Dissertação (mestrado), Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Arquitetura.

Lira Filho, J. A. de. (2012). “Paisagismo: elaboração de projetos de jardins”. Viçosa, MG: Aprenda Fácil.

Menezes, C. S., Castro Junior, A. N.; Aragón, R. (2021). “Arquiteturas pedagógicas para aprendizagem em rede”. In Série de livros-texto da CEIE-SBC. 1 ed. Porto Alegre: Editora da SBC, p. 1-27, 2021.

Moodle (2021). Disponível em: [link]. Acesso em: 09 out. 2023.

Nevado, R. A., Menezes, C. S., Vieira Júnior, R. R. (2011). “Debate de teses–uma arquitetura pedagógica”. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 1, No. 1).

ScketchUp (2023). Disponível em: [link]. Acesso em: 09 out. 2023.

Silveira, P. N., de Menezes, C., & Cury, D. (2019). “Uma Experiência de Construção Cooperativa de Conhecimento na Cultura Digital”. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 8, No. 1, p. 891).

Wu, W. L., Hsu, Y., Yang, Q. F., Chen, J. J. (2021). “A spherical video-based immersive virtual reality learning system to support landscape architecture students’ learning performance during the COVID-19 era”. Land, 10(6), 561.
Publicado
04/11/2024
LIMA, Rafaela de Araujo Sampaio; MENEZES, Crediné Silva de; ARAGÓN, Rosane. Arquiteturas Pedagógicas e Modelagem 3D na aprendizagem de Levantamento Arquitetônico. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 199-209. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242536.