Integrando Práticas de Design Thinking no Ensino e Aprendizagem de Requisitos de Software: Um Relato de Experiência
Resumo
O Design Thinking emergiu como uma técnica eficaz dentro de metodologias ativas de aprendizagem, oferecendo uma abordagem centrada no aluno para resolver problemas complexos. Este artigo apresenta um relato de experiência em uma disciplina de Requisitos de Software, no qual os alunos trabalharam em projetos reais utilizando práticas de Design Thinking apoiadas em um Guia previamente desenvolvido. A percepção dos alunos foi positiva em relação ao Guia, à metodologia de condução das aulas e ao impacto na aprendizagem.
Palavras-chave:
metodologias ativas de aprendizagem, Requisitos de Software, Design Thinking
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
SOUZA, Alinne C. Correa; SOUZA, Francisco Carlos M.; WALTER, Maynara; FÁVERO, Eliane De Bertoli; DAMASCENO, Thiago Cordeiro.
Integrando Práticas de Design Thinking no Ensino e Aprendizagem de Requisitos de Software: Um Relato de Experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 210-220.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242561.