O Instagram como ferramenta para a aprendizagem de Estatística: uma experiência com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental

Resumo


O estudo analisou o uso uma intervenção com o uso do Instagram para a aprendizagem da Estatística durante um ciclo investigativo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida com dois estudantes do 8o ano do Ensino Fundamental, no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Os dados foram coletados utilizando os Stories do Instagram. Os resultados revelam que o Instagram possibilitou o alcance do público-alvo, a partir do retorno de 96 respostas, com participação de estudantes e da comunidade escolar. Contatou-se que os dados tinham características diferentes daquelas encontradas em jornais e revistas, o que dificultou a análise e interpretação pelos estudantes. Esta dificuldade está relacionada com a linguagem e elementos encontrados em redes sociais, tais como emojis, e de expressões irônicas dadas pelos sujeitos.

Palavras-chave: Redes Sociais, Instagram, Estatística

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Publicado
04/11/2024
SOUZA, Danilo do Carmo de; SOUZA, Maria Silvania Marques Xavier de; GUEDES, Davi Francklino; FERREIRA, Dayany Barros; CASTRO, Juscileide Braga de; CASTRO FILHO, José Aires de. O Instagram como ferramenta para a aprendizagem de Estatística: uma experiência com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 233-242. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242691.