Um Relato de Experiência: Ensino de Programação e Eletrônica Básica através de Oficinas de Robótica em Escola Pública de Nível Fundamental e Médio
Resumo
Este artigo relata o emprego de um projeto de extensão voltado para o ensino de programação e eletrônica, baseado em oficinas de robótica. A principal ferramenta utilizada foi o Arduino Uno, que permitiu o controle de dispositivos eletrônicos mediante sua programação. No final da oficina, os alunos apresentaram, como produtos, seus projetos desenvolvidos com materiais de baixo custo. Ao todo, 12 alunos responderam a um questionário, cujos resultados demonstraram uma compreensão de lógica de programação e eletrônica básica, assim como uma grande satisfação com sua participação no projeto de extensão.
Palavras-chave:
Robótica educacional, Arduino, Ensino, Programação e Eletrônica
Referências
Aguiar, B., Correia, W., and Campos, F. (2011). Uso da escala likert na análise de jogos. Salvador: SBC-Proceedings of SBGames Anais, 7(2).
Alves, M. L., de Freitas Costa, J. R., and Bezerra, C. I. M. (2018). Um relato de experiência: Ensinando robótica por meio de microcontroladores em uma escola profissional de ensino médio. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. SBC.
Cambruzzi, E. and Santana, J. d. S. (2020). Uma análise do uso da robótica educacional como ferramenta de aprendizagem em lógica de programação In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 121–125. SBC.
De Souza, F. A., Falcão, T. P., and Mello, R. F. (2021). O ensino de programação na educação básica: uma revisão da literatura. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1265–1275.
Geraldes, W. B. (2014). Programar é bom para as crianças? uma visão crítica sobre o ensino de programação nas escolas. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, 7(2):105–117.
Matarić, M. J. (2014). Introdução à robótica. Editora Blucher
McRoberts, M. (2018). Arduino básico. Novatec Editora
Mota, L. P. and Neves, I. (2020). Robótica como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento computacional e introdução a lógica de programação. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 141–145. SBC.
Rodrigues, E. G., Rodrigues, B. M., da Silva, M. F., da Silva, R. S., and da Mata Libório Filho, J. (2023). Robótica educacional no incentivo de alunos do primeiro ano do ensino médio para área de computação: Um relato de experiência. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, pages 321–331. SBC.
Rossi, M. L. and Aragón, R. (2022). Iniciação à robótica educacional com estudantes do 9º ano do ensino fundamental: um relato de experiência. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola, pages 221–230. SBC.
Silva, J. C. d. (2017). Ensino de programação para alunos do ensino básico: Um levantamento das pesquisas realizadas no brasil.
Silva, M. M., Guerra, C. D., Severo, M., Máximo, J. B., Castro, A. J., de Queiroz Neto, V., Aguilar, P. A., and Nunes, M. S. (2022). Robótica e aprendizagem cooperativa como ferramenta de aprendizado: Um relato de experiência do pacce. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação pages 73–84. SBC.
Silveira, L. P. N. and Knirsch, J. F. (2016). Como a programação pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico em crianças, adolescentes e jovens. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, pages 734–737.
Alves, M. L., de Freitas Costa, J. R., and Bezerra, C. I. M. (2018). Um relato de experiência: Ensinando robótica por meio de microcontroladores em uma escola profissional de ensino médio. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. SBC.
Cambruzzi, E. and Santana, J. d. S. (2020). Uma análise do uso da robótica educacional como ferramenta de aprendizagem em lógica de programação In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 121–125. SBC.
De Souza, F. A., Falcão, T. P., and Mello, R. F. (2021). O ensino de programação na educação básica: uma revisão da literatura. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1265–1275.
Geraldes, W. B. (2014). Programar é bom para as crianças? uma visão crítica sobre o ensino de programação nas escolas. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, 7(2):105–117.
Matarić, M. J. (2014). Introdução à robótica. Editora Blucher
McRoberts, M. (2018). Arduino básico. Novatec Editora
Mota, L. P. and Neves, I. (2020). Robótica como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento computacional e introdução a lógica de programação. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 141–145. SBC.
Rodrigues, E. G., Rodrigues, B. M., da Silva, M. F., da Silva, R. S., and da Mata Libório Filho, J. (2023). Robótica educacional no incentivo de alunos do primeiro ano do ensino médio para área de computação: Um relato de experiência. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, pages 321–331. SBC.
Rossi, M. L. and Aragón, R. (2022). Iniciação à robótica educacional com estudantes do 9º ano do ensino fundamental: um relato de experiência. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola, pages 221–230. SBC.
Silva, J. C. d. (2017). Ensino de programação para alunos do ensino básico: Um levantamento das pesquisas realizadas no brasil.
Silva, M. M., Guerra, C. D., Severo, M., Máximo, J. B., Castro, A. J., de Queiroz Neto, V., Aguilar, P. A., and Nunes, M. S. (2022). Robótica e aprendizagem cooperativa como ferramenta de aprendizado: Um relato de experiência do pacce. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação pages 73–84. SBC.
Silveira, L. P. N. and Knirsch, J. F. (2016). Como a programação pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico em crianças, adolescentes e jovens. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, pages 734–737.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
ALVES, Elton R.; SILVA, José C. da; VALENTE, Warley M.; BALIEIRO, Andson M..
Um Relato de Experiência: Ensino de Programação e Eletrônica Básica através de Oficinas de Robótica em Escola Pública de Nível Fundamental e Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 299-309.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242109.