Principais Aplicações da Computação Desplugada no Ensino Fundamental II: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

  • Andercley Hyury Universidade Federal do Pará
  • Sara Mercês Universidade Federal do Pará
  • Thiago Coqueiro Universidade Federal do Pará
  • Igor Ruiz Universidade Federal do Pará
  • Tássio Carvalho Universidade Federal do Pará
  • José Jailton Universidade Federal do Pará

Resumo


O ensino do Pensamento Computacional desde a educação básica é de grande relevância para o desenvolvimento crítico dos alunos. Para implementar esse tipo de ensino sem a necessidade de laboratórios de informática, destaca-se o método da Computação Desplugada, o qual permite incluir até mesmo as escolas que possuem condições mais precárias. Diante deste cenário, este artigo tem como objetivo realizar um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) analisando os conteúdos aplicados nas atividades de Computação Desplugada (CD) e identificar quais disciplinas do Ensino Fundamental II foram utilizadas nesta aplicação. A partir da análise dos resultados obtidos, destaca-se o ensino da lógica de programação utilizando conceitos da disciplina de matemática.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Computação Desplugada, Ensino Fundamental II, Mapeamento Sistemático da Literatura

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Publicado
04/11/2024
HYURY, Andercley; MERCÊS, Sara; COQUEIRO, Thiago; RUIZ, Igor; CARVALHO, Tássio; JAILTON, José. Principais Aplicações da Computação Desplugada no Ensino Fundamental II: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 320-330. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242220.