Relato de Experiência de Atividades Desplugadas de Ciência de Dados para Crianças

  • Ana Júlia Taqueuti Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Flávia Villela Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Janaína Gomide Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jhulian Marotti Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Eduarda Namba Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Laura Emmanuella Santana Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jefferson Nogueira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo


Este estudo apresenta uma iniciativa de educação em Ciência de Dados para crianças. O objetivo desse artigo é apresentar o desenvolvimento e a avaliação de atividades lúdicas que abordem conceitos básicos de Ciência de Dados como estimativa, visualização de dados, reconhecimento de padrões, probabilidade, dentre outros. Foi desenvolvido um conjunto de atividades em três formatos diferentes: curiosidades do dia a dia, jogos e atividades práticas. Um total de 97 crianças de 6 a 10 anos participaram das atividades e os resultados das avaliações com crianças revelaram eles gostaram de realizar essas atividades, entenderam os conceitos e demostraram interessem em aprender mais sobre o assunto.
Palavras-chave: ciência de dados, crianças, programação, desplugadas

Referências

Boyle, E., Hainey, T., Connolly, T., Gray, G., Earp, J., Ott, M., Lim, T., Ninaus, M., Madeiras Pereira, J., and Ribeiro, C. (2015). An update to the systematic literature review of empirical evidence of the impacts and outcomes of computer games and serious games. Computer Education.

Branco, A., Dutra, C., Zumpichiatti, D., Campos, F. A., SantClair, G., Mello, J., Moreira, J. a. V., Godinho, J., Marotti, J., and Gomide, J. (2021). Programming for children and teenagers in brazil: A 5-year experience of an outreach project. In Proceedings of the 52nd ACM Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’21, page 411–417, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Busuttil, L. and Formosa, M. (2020). Teaching computing without computers: Unplugged computing as a pedagogical strategy. Informatics in Education, 19(4):569–587.

Donoghue, T., Voytek, B., and Ellis, S. E. (2021). Teaching creative and practical data science at scale. Journal of Statistics and Data Science Education, 29(sup1):S27–S39.

Grizioti, M. and Kynigos, C. (2023). Integrating computational thinking and data science: The case of modding classification games. Informatics in Education.

LaMar, T. and Boaler, J. (2021). The importance and emergence of k-12 data science. Phi Delta Kappan, 103(1):49–53.

Lee, V. R., Wilkerson, M. H., and Lanouette, K. (2021). A call for a humanistic stance toward k–12 data science education. Educational Researcher, 50(9):664–672.

Machado, J. and Junior, A. (2019). Utilização de jogos como ferramenta para auxiliar o desenvolvimento do pensamento computacional: uma revisão sistemática. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, páginas 217–226, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Martinez, W. and LaLonde, D. (2020). Data Science for Everyone Starts in Kindergarten: Strategies and Initiatives From the American Statistical Association. Harvard Data Science Review, 2(3). [link].

Pinheiro, J., Godinho, J., Guedes, Y., Cardoso, G., Zumpichiatti, D., and Gomide, J. (2019). Programa(acao): Atividades lúdicas para ensino de programação em escolas públicas. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 91–100, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Srikant, S. and Aggarwal, V. (2017). Introducing data science to school kids. In Procee- dings of the 2017 ACM SIGCSE technical symposium on computer science education, pages 561–566.

Stornaiuolo, A. (2020). Authoring data stories in a media makerspace: Adolescents developing critical data literacies. Journal of the Learning Sciences, 29(1):81–103.

Weiland, T. and Engledowl, C. (2022). Transforming curriculum and building capacity in k–12 data science education.

Ângelo Jesus, Goncalves, D., and Ferreira, L. (2014). Aplicação de desenvolvimento de jogos digitais como um meio de motivação em diferentes níveis de ensino de computação. In Anais do XX Workshop de Informática na Escola, pages 56–65, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
04/11/2024
TAQUEUTI, Ana Júlia; VILLELA, Flávia; GOMIDE, Janaína; MAROTTI, Jhulian; NAMBA, Maria Eduarda; SANTANA, Laura Emmanuella; NOGUEIRA, Jefferson. Relato de Experiência de Atividades Desplugadas de Ciência de Dados para Crianças. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 341-351. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242256.