Engenharia para Crianças e Jovens: Uma abordagem STEAM para ensino de programação na educação básica

  • Maria Fernanda dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Laura Santana Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Janaína Gomide Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • João Pedro Azevedo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Júlia Taqueuti Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lucas Rezende Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Flávia Villela Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jefferson Nogueira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência de um projeto de extensão que desenvolveu um programa de ensino de programação usando conceitos de engenharia para alunos da educação básica. Foram realizadas oficinas e minicursos com escolas parceiras do projeto e público em geral, trabalhando temas que incluem energia sustentável, casas inteligentes, Indústria 4.0, Pontes Levadiças e Fundações. A avaliação dos alunos foi feita através de ferramentas interativas como Kahoot e Mentimeter, e o feedback dos monitores foi registrado em Diários de Bordo. Este trabalho se diferencia por focar na aplicação prática da abordagem STEAM e contou com a participação de mais de 400 alunos.
Palavras-chave: steam, engenharia, programação, crianças

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Publicado
04/11/2024
SANTOS, Maria Fernanda dos; SANTANA, Laura; GOMIDE, Janaína; AZEVEDO, João Pedro; TAQUEUTI, Ana Júlia; REZENDE, Lucas; VILLELA, Flávia; NOGUEIRA, Jefferson. Engenharia para Crianças e Jovens: Uma abordagem STEAM para ensino de programação na educação básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 352-362. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242258.