Três Anos de Código: Uma Análise das Percepções, Desafios e Expectativas no Ensino de Programação
Resumo
Os cursos técnicos em informática desempenham um papel fundamental na preparação de jovens para atender à demanda do mercado de Tecnologia da Informação. No entanto, é comum que enfrentem desafios tanto em conceitos teóricos quanto na prática durante sua formação profissional. Este estudo faz uma análise das percepções, desafios e perspectivas dos estudantes do 3º ano do curso Técnico de Informática do Instituto Federal. Para coletar os dados, foi aplicado um survey com 11 perguntas para 60 estudantes, obteve-se 56 respostas que foram analisadas. Os resultados revelam que, apesar da compreensão teórica das disciplinas de programação, os estudantes enfrentam desafios na prática, especialmente no raciocínio lógico e na falta de confiança. Além disso, a maioria não demonstrou interesse em seguir carreira ou continuar os estudos na área de computação.
Palavras-chave:
Ensino de programação, Desafios na programação, Aprendizagem de programação, Raciocínio lógico, Formação técnica, Educação profissional
Referências
Arimoto, M. e Oliveira, W. (2019). Dificuldades no processo de aprendizagem de programação de computadores: um survey com estudantes de cursos da área de computação. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, páginas 244–254, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Brasil. (2024a). Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. [link]. Acesso em: 24 de março de 2024.
Brasil. (2024b). Plataforma Nilo Peçanha. 2024. [link]. Acesso em: 22 de abril de 2024.
Brasscom. (2021). Relatório de inteligência e informação. [link]. Acesso em: 25 de abril de 2024.
Freitas, M., Lara, G., Southier, L., Favarim, F., Dosciatti, E., Teixeira, L., e Teixeira, M. (2023). Assimetria de gênero na computação: um estudo de caso em uma universidade pública brasileira. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1007–1017, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Fukao, A., Colanzi, T., Martimiano, L., e Feltrim, V. (2023). Estudo sobre evasão nos cursos de computação da Universidade Estadual de Maringá. In Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, páginas 86–96, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Gil, A. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas.
Marconi, M. A. e Lakatos, E. M. (2010). Fundamentos de metodologia científica. Editora Atlas S.A.
Mäkiö, E., Mäkiö, J., Colombo, A. W., Harrison, R., Ahmad, B., e Azmat, F. (2020). Work in progress: Task-centric holistic teaching approach to teaching programming with Java. In 2020 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), 1487–1492.
Oliveira, A., Soares, A., Araújo, D., Silva, E., Soares, K., Santos, M., e Costa, C. (2023a). Análise do perfil dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFAC. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, 465–475, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Oliveira, R., Catabriga, L., Zandonade, E., Valli, A., Boeres, M., e Aguiar, C. (2023b). A influência do gênero nos cursos de computação na UFES. In Anais do XVII Women in Information Technology, 25–35, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Oliveira, S. R. G. de, Moreira, F. R. de C., e Silva, F. F. M. de (2014). Perfil e expectativas dos alunos concluintes dos cursos técnicos integrados do IFRN, campus Apodi. In HOLOS, volume 5, 154–164.
Rocha, T., Santos, E., Júnior, V., e Souza, C. (2019). Comparação entre o perfil dos evadidos e dos egressos de um curso de tecnologia. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, 404–413, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Silva, F. e Moreira, I. (2021). Análise das dificuldades na aprendizagem de programação no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFRN/Pau dos Ferros. In Anais do XIV Encontro Unificado de Computação do Piauí e XI Simpósio de Sistemas de Informação, 41–48, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Silva, J., Oliveira, L., e Silva, A. (2019). Meninas na computação: uma análise inicial da participação das mulheres nos cursos de Sistemas de Informação do estado de Alagoas. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, 444–452, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Silva, L. S. (2018). Análise do aprendizado em programação de estudantes do ensino técnico integrado do Instituto Federal de Pernambuco. In Anais do V Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Valença, M., Diniz, W., Pincovsky, M., França, C., e Cabral, G. (2023). Mercado de trabalho em Tecnologia da Comunicação e Informação (TI): análise de um experimento de aproximação entre academia e indústria no Porto Digital. In Anais do VIII Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software, 1–10, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Brasil. (2024a). Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. [link]. Acesso em: 24 de março de 2024.
Brasil. (2024b). Plataforma Nilo Peçanha. 2024. [link]. Acesso em: 22 de abril de 2024.
Brasscom. (2021). Relatório de inteligência e informação. [link]. Acesso em: 25 de abril de 2024.
Freitas, M., Lara, G., Southier, L., Favarim, F., Dosciatti, E., Teixeira, L., e Teixeira, M. (2023). Assimetria de gênero na computação: um estudo de caso em uma universidade pública brasileira. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1007–1017, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Fukao, A., Colanzi, T., Martimiano, L., e Feltrim, V. (2023). Estudo sobre evasão nos cursos de computação da Universidade Estadual de Maringá. In Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, páginas 86–96, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Gil, A. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas.
Marconi, M. A. e Lakatos, E. M. (2010). Fundamentos de metodologia científica. Editora Atlas S.A.
Mäkiö, E., Mäkiö, J., Colombo, A. W., Harrison, R., Ahmad, B., e Azmat, F. (2020). Work in progress: Task-centric holistic teaching approach to teaching programming with Java. In 2020 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), 1487–1492.
Oliveira, A., Soares, A., Araújo, D., Silva, E., Soares, K., Santos, M., e Costa, C. (2023a). Análise do perfil dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFAC. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, 465–475, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Oliveira, R., Catabriga, L., Zandonade, E., Valli, A., Boeres, M., e Aguiar, C. (2023b). A influência do gênero nos cursos de computação na UFES. In Anais do XVII Women in Information Technology, 25–35, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Oliveira, S. R. G. de, Moreira, F. R. de C., e Silva, F. F. M. de (2014). Perfil e expectativas dos alunos concluintes dos cursos técnicos integrados do IFRN, campus Apodi. In HOLOS, volume 5, 154–164.
Rocha, T., Santos, E., Júnior, V., e Souza, C. (2019). Comparação entre o perfil dos evadidos e dos egressos de um curso de tecnologia. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, 404–413, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Silva, F. e Moreira, I. (2021). Análise das dificuldades na aprendizagem de programação no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFRN/Pau dos Ferros. In Anais do XIV Encontro Unificado de Computação do Piauí e XI Simpósio de Sistemas de Informação, 41–48, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Silva, J., Oliveira, L., e Silva, A. (2019). Meninas na computação: uma análise inicial da participação das mulheres nos cursos de Sistemas de Informação do estado de Alagoas. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, 444–452, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Silva, L. S. (2018). Análise do aprendizado em programação de estudantes do ensino técnico integrado do Instituto Federal de Pernambuco. In Anais do V Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Valença, M., Diniz, W., Pincovsky, M., França, C., e Cabral, G. (2023). Mercado de trabalho em Tecnologia da Comunicação e Informação (TI): análise de um experimento de aproximação entre academia e indústria no Porto Digital. In Anais do VIII Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software, 1–10, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
REGE, Antonio; SALGADO, Luciana; VITERBO, José.
Três Anos de Código: Uma Análise das Percepções, Desafios e Expectativas no Ensino de Programação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 363-372.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242286.