Atividades Desplugadas na Escola: a Importância de Levar o Pensamento Computacional de Maneira Concreta para a Educação Básica
Resumo
Este artigo apresenta o relato da realização de uma oficina com atividades desplugadas aliadas ao Pensamento Computacional, com alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades propostas foram bem recebidas pelos estudantes, que demonstraram facilidade e propriedade nas suas resoluções. Os resultados mostram que a maioria dos alunos obteve êxito em concluir as tarefas. Desta maneira, o uso de atividades diferenciadas e desplugadas pode contribuir e ajudar para o sucesso no aprendizado e na motivação escolar, atendendo elementos descritos na BNCC.
Referências
Base Nacional Comum Curricular (BNCC - 2018). Disponível em: [link]. Acesso em 30 de jun. de 2023.
Bim, Silvia et al. A vida de Ada Lovelace em um circuito de atividades desplugadas. In: Women in Information Technology (WIT), 13., 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 189-193. ISSN 2763-8626. DOI: 10.5753/wit.2019.6735. Acesso em: 2 de jul. de 2023.
Bona, A. S. (2021) (Des)Pluga: o pensamento computacional atrelado a atividades investigativas e a uma metodologia inovadora. São Paulo: Pragmatha, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 6 de jul. de 2023.
Brackmann, C. (2017). “Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através de Atividades Desplugadas na Educação Básica.” 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, 2017. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 de jul. de 2023.
Kologeski, A. L., Batista, V. S., Bobsin, R. S., Espíndola, R. W. P., Bernardo, N. B., Martins, J. S., Bona, A. S. (2019) “Tecnologia na Educação: O Pensamento Computacional e a Computação Desplugada como forma de Inclusão Digital” Em: Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2019). pág 288-297. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 de jun. de 2023.
Rodrigues, Ariane N.; Lopes, Renato H. de Oliveira. Proposta e Adaptação de Atividades Desplugadas para o Ensino de Computação na Educação Básica. In: Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 25., 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. ISSN 2595-6175. DOI: 10.5753/wei.2017.3538. Acesso em: 2 de jul. de 2023.
Wing, J. M. Computational Thinking. Communications of the ACM. New York, v.49, n.3, p. 33-35, mar. 2006. Disponível em: [link]. Acesso em 16 de ago. de 2024.