Atividades Desplugadas na Escola: a Importância de Levar o Pensamento Computacional de Maneira Concreta para a Educação Básica

  • Ana Clara Souza Cecconello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Rafaela Matsubara Caruso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Aline Silva de Bona Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-0052-1987
  • Anelise Lemke Kologeski Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-9257-8915

Resumo


Este artigo apresenta o relato da realização de uma oficina com atividades desplugadas aliadas ao Pensamento Computacional, com alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades propostas foram bem recebidas pelos estudantes, que demonstraram facilidade e propriedade nas suas resoluções. Os resultados mostram que a maioria dos alunos obteve êxito em concluir as tarefas. Desta maneira, o uso de atividades diferenciadas e desplugadas pode contribuir e ajudar para o sucesso no aprendizado e na motivação escolar, atendendo elementos descritos na BNCC.

Palavras-chave: Atividades Desplugadas, Educação Básica, Pensamento Computacional

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Publicado
04/11/2024
CECCONELLO, Ana Clara Souza; CARUSO, Rafaela Matsubara; BONA, Aline Silva de; KOLOGESKI, Anelise Lemke. Atividades Desplugadas na Escola: a Importância de Levar o Pensamento Computacional de Maneira Concreta para a Educação Básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 394-404. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242485.