Análise do ensino de computação nas escolas das cidades Camaragibe e São Lourenço da Mata da GRE Metro Sul - PE

Resumo


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento fundamental para a educação no Brasil, pois estabelece competências e habilidades que todos os estudantes devem desenvolver durante sua trajetória escolar. O Ministério da Educação (MEC) homologou as normas que definem o ensino da computação na educação básica no Brasil como complemento à BNCC. Esse artigo analisa o processo de implantação do ensino de Computação na rede estadual de ensino das cidades de Camaragibe e São Lourenço da Mata. Como principais resultados, identificou-se que 63% das escolas ainda não ensinam Computação, e os desafios citados dizem respeito à infraestrutura, conectividade e falta de docentes qualificados na área.

Palavras-chave: Computação na Escola, BNCC, Currículo

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº 2/2022. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2022. Disponível em:. Acesso em: 24 mai. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Anexo ao Parecer CNE/CEB nº 2/2022. Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 mai. 2024.

BRASIL. Lei Nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Política Nacional de Educação Digital. Disponível em: [link]. Acesso em: 03 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Resolução Nº 3, de 1º de julho de 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 ago. 2024.

CEEd/RS. Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. Resolução Nº 379, 06 de março de 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 jun. 2024.

GREs e Escolas. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 jun. 2024.

GRE METRO SUL, Disponível em: [link]. Acesso em: 05 jun. 2024

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Disponível em: [link]. Acesso em: 10 jun. 2024.

MEC. Ministério da Educação. 2024.” 4º Seminário Educação Digital: Perspectivas sobre a Formação de Professores”. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 jun. 2024

MONTEIRO, Lidiane; FALCÃO, Taciana Pontual; RODRIGUES, Rodrigo. Uma abordagem para planejamento de aulas interdisciplinares com Pensamento Computacional para Educação Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4., 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024. p. 168-176. DOI: 10.5753/educomp.2024.237508.

NICbrvideos. 2024. “Desenvolvendo habilidades para cidadania digital: desafio na formação de professores”. Disponível em: [link] Acesso em: 14 ago. 2024

RELIC. Rede de Licenciatura em Computação. 2024. “Resolução 379/2024 – (Complemento do RS à BNCC Computação)”. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 ago. 2024.

RIBEIRO, Leila; CAVALHEIRO, Simone André da Costa; FOSS, Luciana; CRUZ, Marcia Elena Jochims Kniphoff da; FRANÇA, Rozelma Soares de. Proposta para Implantação do Ensino de Computação na Educação Básica no Brasil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33., 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 278-288. DOI: 10.5753/sbie.2022.225231

SANTOS, Ana Cláudia Guimarães; NASCIMENTO, Isabelle Melo do; OLIVEIRA, Wilk. Da BNCC à BNCC Computação: Histórico, Afinidades e Desafios na Implementação de um Currículo Único. In: PROPOSTAS DE PAINÉIS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3., 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 52-53. DOI: 10.5753/educomp_estendido.2023.229134.
Publicado
04/11/2024
OLIVEIRA, Públio do Nascimento; FRANÇA, Rozelma Soares de. Análise do ensino de computação nas escolas das cidades Camaragibe e São Lourenço da Mata da GRE Metro Sul - PE. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 405-416. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242519.