Desenvolvimento de Soft Skills a partir de atividade relacionada a computação desplugada

  • Lucas Pinheiro Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Aline Silva De Bona Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-0052-1987

Resumo


Com a inserção de tecnologias digitais no mercado de trabalho grandes mudanças aconteceram, como a automatização de processos, e o surgimento de novas profissões e o profissional precisa se adaptar a este novo cenário, em paralelo a isto é muito requisitado no profissional atual e do futuro soft skills bem desenvolvidas para a inserção do indivíduo no mercado de trabalho a manutenção de sua presença. Dado este cenário, o presente trabalho realiza análise da aplicação de uma atividade de computação desplugada relacionada a programação e visa identificar se é possível desenvolver/aprimorar soft skills nos estudantes.

Palavras-chave: Informática, Educação, Soft-Skils

Referências

refs
Alves, Pinheiro, L.; Bona. D, S, A. (2023). Ensino de algoritmos através de atividade híbrida, plugada e desplugada. In: WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO (WETIE), 1. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 32-41. DOI: 10.5753/wetie.2023.236070.

Alves, P. L.; Nunes, B. N.; Bona, D, S, A. (2023). Testes de mesa atrelados à elaboração de atividades desplugadas com a metodologia do pensamento computacional. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 118–127, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 jun. 2024.

Araújo, R. G. et al. (2022). Lógica de Programação. São Paulo: Escola Estadual de Educação Profissional BNCC (2018) Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: [link], Acesso em: 25 mai 2024.

Bona, A. S. D. B. (2021). O Pensamento Computacional, a resolução de problemas investigativos de matemática e o processo de aprender a aprender. In: BONA, A. S. D. B. (2021). (Des)Pluga: o pensamento computacional atrelado a atividades investigativas e a uma metodologia inovadora. São Paulo: Pragmatha, p. 38-59

Brasil. Resolução nº 1, de 4 de outubro de 2022. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 06 de out 2022. Seção 1, p. 33.

DIAS, C. M. C., 2019. A Indústria 4.0 chama simbiose entre hard skills e soft skills. Disponível em: [link]. Acesso em 07 de jun 2024.

Forbellone, A. L. V, Eberspächer, H. F. (2005) Lógica de Programação a construção de algoritmos e estrutura de dados. 3. Pearson.

Goleman D. (1995). Como desenvolver soft skills. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 jun 2024.

Gomes,M, C, P. (2015). Os Benefícios do ensino de linguagem de programação no currículo regular.

Heckman, J. J.; Kautz, T. Hard evidence on soft skills. Labour Economics, v. 19, p. 451-464, 2012. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 jun. 2024.

Jamison, D. Leadership and professional development: an integral part of the business curriculum. Business Education Innovation Journal, v. 2, n. 2, p. 102-111, 2010. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 jun 2024.

Lopes, H. et al. Estratégias empresariais e competências-chave. Lisboa: Observatório do Emprego e Formação Profissional, 2000.

Mota, Fernanda P. et al. Desenvolvendo o Raciocínio Lógico no Ensino Médio: uma proposta utilizando a ferramenta Scratch. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2014. p. 377.

Narciso, P. Fernandes, B. A, Burin, E. R. G, Medeiros, D. M. C. A. G, et al. (2024). IMPORTÂNCIA DA PROGRAMAÇÃO NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: PREPARANDO ALUNOS PARA O FUTURO DIGITAL. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciência e Educação - REASE. São Paulo, v.10.n.03.mar.2024.ISSN -2675 –337. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 jun 2024.

OECD (2023), PISA 2022 Assessment and Analytical Framework, PISA, OECD, Paris, DOI: 10.1787/dfe0bf9c-en.

Papert, S. A, (1985). Máquina das Crianças: Repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

Rao, M. S. (2012). Myths and truths about soft skills, Association for Talent Development, Disponível em: [link] Acesso em: 10 jun. 2024

Santos, D. S. K. K. (2020). O Futuro das Profissões e as Competências Indispensáveis.

UNICEPLAC, Gama, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 jun 2024.

SBC (2017). SBC participa da Audiência Pública da BNCC. Disponível em: [link]. Acesso em: 9 jun. 2024.

Shimasaki, R.; Prado, M. E. B. B. (2021). O Ensino da Programação e o Desenvolvimento do Pensamento Lógico: uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 197–205, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n2p197-205. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 ago. 2024.

Sousa, A.; Silva, S.; Raiol, A. A. C.; Sarges, J.; Bezerra, F. (2015). O universo lúdico da programação de computadores com Logo no Ensino Fundamental. p. 18-33, 2015. Disponivel em: [link]. Acesso em: 3 jun 2024.
Publicado
04/11/2024
ALVES, Lucas Pinheiro; BONA, Aline Silva De. Desenvolvimento de Soft Skills a partir de atividade relacionada a computação desplugada. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 417-426. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242547.