Formação de leitores ubíquo com Scratch: experiência com estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental na Rede Pública

Resumo


Este relato de experiência tem como objetivo analisar as produções digitais dos estudantes do quarto ano de uma escola pública do Ensino Fundamental, a fim de identificar o perfil cognitivo do leitor ubíquo. Os recursos utilizados foram a plataforma Scratch e a obra ‘Antonieta’. O escopo teórico fundamenta-se em Santaella [2004, 2013, 2022, 2024], Murray [2003] e Araújo e Silva [2023]. A metodologia adotada foi o estudo de caso e o instrumento de coleta de dados a observação e as oito produções digitais. A análise de dados identificou se as características do leitor ubíquo estavam presentes nas narrativas. Como resultado, foi verificado que as crianças se apropriaram da plataforma Scratch trazendo características da ubiquidade.

Palavras-chave: Leitor ubíquo, Schatch, Educação Digital, Antonieta

Referências

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Publicado
04/11/2024
LUZ, Sandra Dias da; NIERO, Lais Tredicci Lopes; BORGES, Martha Kaschny; LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira. Formação de leitores ubíquo com Scratch: experiência com estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental na Rede Pública. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 427-436. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242565.