Desenvolvimento do Pensamento Computacional em Escolas Públicas do Ensino Médio: Um Relato de Experiência
Resumo
A Computação é uma área do conhecimento que permeia diversas situações da vida cotidiana. Em 2022, o Ministério da Educação homologou um parecer sobre o projeto que estabelece normas para o ensino de Computação na Educação Básica. Um dos eixos fundamentais desse projeto é o Pensamento Computacional, que envolve habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e criativo em várias áreas do conhecimento. Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a realização de oficinas de Pensamento Computacional em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dessas habilidades na Educação Básica.
Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Educação Básica, Extensão Universitária, Computação na educação
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
BRAZ, Priscilla Fonseca de Abreu; BARCELLOS, Raissa dos Santos.
Desenvolvimento do Pensamento Computacional em Escolas Públicas do Ensino Médio: Um Relato de Experiência . In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 449-460.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242627.