O desenvolvimento do pensamento no contexto da resolução de problemas em robótica
Resumo
O presente artigo busca evidenciar de que forma a resolução de problemas em robótica educacional pode fomentar o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional. Para tanto, foi implementada uma oficina com estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental. Neste contexto, os sujeitos foram submetidos a diferentes experiências de resolução de problemas em robótica, utilizando como ferramentas um kit de robótica livre, e o apoio do Simulador Tinkercad. Os resultados apontam o percurso cognitivo realizado pelos sujeitos, evidenciando a partir da análise microgenética, como se desenvolvem as habilidades do pensamento computacional.
Palavras-chave:
Pensamento computacional, Resolução de problemas, Robótica
Referências
Brogliato, G. O., and Rodriguez, C. L. (2020) Análise e Aprimoramento de uma Ferramenta Robótica para a Introdução do Pensamento Computacional na Educação Básica. In 2º Workshop de Pensamento Computacional E Inclusão (WPCI), p. 107 116.
Brasil. (2018) Base Nacional Comum Curricular. Presidência da República.
Brasil. (2022) Parecer nº 2/2022. Conselho Nacional de Educação.
Brasil. (2023) Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Presidência da República.
CSTA. (2011) K-12 Computer Science Standards Revised 2011: The CSTA Standards Task Force. Association for Computing Machinery.
Chang, C. K. et al. (2017) A Visualization Tool to Support Analyzing and Evaluating Scratch Projects. In 6th International Congress on Advanced Applied Informatics (IIAI-AAI), p. 498-502.
Csizmadia, A. et al. (2013) Computational thinking: A guide for teachers. Computing At School (CAS)
Goudinho, L. S., Braz, R. M. M. and Pinto, S. C. C. S. (2023) Robótica educacional para alunos surdos da rede pública do município de Niterói. In 2º Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão (WPCI), p. 145-152.
Guarda, G. F. and Pinto, S. C. C. S. (2020). Dimensões do Pensamento Computacional: conceitos, práticas e novas perspectivas. In 9º Congresso Brasileiro de Informática na Educação [CBIE 2020], 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação [SBIE 2020], p. 1463-1472.
Hemann, L. V. and Bulegon, A. M. (2023) Arduino e TinkerCad: recursos potenciais para desenvolver a Cultura Digital em estudantes da Educação Básica. In 29º Workshop de Informática na Escola (WIE), p. 439-450.
Inhelder, B. et al. (11996) O desenrolar das descobertas na criança: pesquisa acerca das microgêneses cognitivas. Artes Médicas.
Oliveira, M. C., Catojo, A. R. S. and Nunes, M. A. S. N. (2022) O Desenvolvimento do Pensamento Computacional em Alunos do Ensino Fundamental: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In 33º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), p. 1324-1333.
Papert, S. (1980) Mindstorms: Children, Computers, And Powerful Ideas. Basic Books. Selby, C. and Woolard, J. (2013) Computational thinking: the developing definition. University of Southampton.
Wing, J. M. (2006) Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33.
Brasil. (2018) Base Nacional Comum Curricular. Presidência da República.
Brasil. (2022) Parecer nº 2/2022. Conselho Nacional de Educação.
Brasil. (2023) Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Presidência da República.
CSTA. (2011) K-12 Computer Science Standards Revised 2011: The CSTA Standards Task Force. Association for Computing Machinery.
Chang, C. K. et al. (2017) A Visualization Tool to Support Analyzing and Evaluating Scratch Projects. In 6th International Congress on Advanced Applied Informatics (IIAI-AAI), p. 498-502.
Csizmadia, A. et al. (2013) Computational thinking: A guide for teachers. Computing At School (CAS)
Goudinho, L. S., Braz, R. M. M. and Pinto, S. C. C. S. (2023) Robótica educacional para alunos surdos da rede pública do município de Niterói. In 2º Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão (WPCI), p. 145-152.
Guarda, G. F. and Pinto, S. C. C. S. (2020). Dimensões do Pensamento Computacional: conceitos, práticas e novas perspectivas. In 9º Congresso Brasileiro de Informática na Educação [CBIE 2020], 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação [SBIE 2020], p. 1463-1472.
Hemann, L. V. and Bulegon, A. M. (2023) Arduino e TinkerCad: recursos potenciais para desenvolver a Cultura Digital em estudantes da Educação Básica. In 29º Workshop de Informática na Escola (WIE), p. 439-450.
Inhelder, B. et al. (11996) O desenrolar das descobertas na criança: pesquisa acerca das microgêneses cognitivas. Artes Médicas.
Oliveira, M. C., Catojo, A. R. S. and Nunes, M. A. S. N. (2022) O Desenvolvimento do Pensamento Computacional em Alunos do Ensino Fundamental: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In 33º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), p. 1324-1333.
Papert, S. (1980) Mindstorms: Children, Computers, And Powerful Ideas. Basic Books. Selby, C. and Woolard, J. (2013) Computational thinking: the developing definition. University of Southampton.
Wing, J. M. (2006) Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
ROSSI, Muriel Lago; ARAGÓN, Rosane.
O desenvolvimento do pensamento no contexto da resolução de problemas em robótica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 473-483.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242662.