O desenvolvimento do pensamento no contexto da resolução de problemas em robótica

Resumo


O presente artigo busca evidenciar de que forma a resolução de problemas em robótica educacional pode fomentar o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional. Para tanto, foi implementada uma oficina com estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental. Neste contexto, os sujeitos foram submetidos a diferentes experiências de resolução de problemas em robótica, utilizando como ferramentas um kit de robótica livre, e o apoio do Simulador Tinkercad. Os resultados apontam o percurso cognitivo realizado pelos sujeitos, evidenciando a partir da análise microgenética, como se desenvolvem as habilidades do pensamento computacional.
Palavras-chave: Pensamento computacional, Resolução de problemas, Robótica

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Publicado
04/11/2024
ROSSI, Muriel Lago; ARAGÓN, Rosane. O desenvolvimento do pensamento no contexto da resolução de problemas em robótica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 473-483. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242662.