Uma Arquitetura Pedagógica para a Construção de Micropráticas de Pensamento Computacional no Contexto do Ensino de Ciências

Resumo


Neste artigo, propõe-se uma Arquitetura Pedagógica (AP) para a Construção de Micropráticas para o Ensino de Ciências baseada no Pensamento Computacional (PC). A estrutura proposta foi concebida por meio de um Produto Educacional de Doutorado Profissional, que consiste em uma formação continuada no formato híbrido para professores de Ciências do ensino fundamental. Foi realizada uma formação piloto para docentes a fim de investigar a abordagem proposta com um grupo de professores de ciências do ensino fundamental da rede pública municipal. Os resultados mostraram que a integração do PC no ensino de Ciências contribuiu de maneira qualitativa para o desenvolvimento das habilidades constituintes nos pilares do PC.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Arquiteturas Pedagógicas, Micropráticas, Ensino de Ciências, Formação Continuada de Professores

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Publicado
04/11/2024
RAFALSKI, Jadson do Prado; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de; VIEIRA JUNIOR, Ramon Rosa Maia. Uma Arquitetura Pedagógica para a Construção de Micropráticas de Pensamento Computacional no Contexto do Ensino de Ciências. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 503-514. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242722.