Bits no Espaço: avaliação de um jogo analógico de tabuleiro para o ensino de lógica de programação com Python

  • Pedro Gabriel Chagas Universidade Federal da Bahia
  • Anna Giulia Miranda Universidade Federal da Bahia
  • Ralph Barbosa Santos Universidade Federal da Bahia
  • João Silvestre Franco Secretaria da Educação do Estado da Bahia
  • Luma Rocha Seixas Universidade Federal da Bahia
  • Marta Lícia Teles Brito Jesus Universidade Federal da Bahia

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento do jogo de tabuleiro intitulado Bits no Espaço, criado para apoiar os processos de ensino e aprendizagem de lógica de programação com a linguagem Python. A proposta do jogo surge como uma das atividades desenvolvidas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto de Computação, estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O jogo foi aplicado em turmas da 2ª série do ensino médio integrado ao curso técnico em Informática, em uma escola da rede pública estadual de Salvador, Bahia. Como método de avaliação do jogo, foi adotado o Meega+ [Petri et al. 2019]. Os resultados demonstram que o jogo pode ser uma resposta à demanda por um processo de ensino de mais ativo e com caráter lúdico.
Palavras-chave: Lógica de programação, Jogo educativo, Avaliação lúdica

Referências

Barroso, R., Santos, A. R., e Machado, V. (2019). Loop-tabuleiro lógico: uma proposta de ensino com computação desplugada. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 25, pages 628–636.

Casarotto, R. I., Bernardi, G., Cordenonsi, A. Z., e Medina, R. D. (2018). Logirunner: um jogo de tabuleiro como ferramenta para o auxílio do ensino e aprendizagem de algoritmos e lógica de programação. Revista Novas Tecnologias na Educação, 16(1).

Marques, D. L., Costa, L. F. S., de Azevedo Silva, M. A., e Rebouças, A. D. D. S. (2011). Atraindo alunos do ensino médio para a computação: uma experiência prática de introdução à programação utilizando jogos e python. In Anais do XVII Workshop de Informática na Escola, pages 1138–1147. SBC.

Matos, E., Paiva, F., e Corlett, E. (2016). Novas atividades de computação desplugada para promoção de integração curricular na escola. Educação Criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem, Recife: Pipa Comunicação, page 205.

Morais, E., e Souza, M. (2019). Contribuições e desafios da computação desplugada: um mapeamento sistemático. Novas Tecnologias na Educação, 17(1).

Petri, G., von Wangenheim, C. G., e Borgatto, A. F. (2019). Meega+: Um modelo para a avaliação de jogos educacionais para o ensino de computação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(03):52–81.

Roa, P. A., Morales, C., e Gutierrez, P. (2015). Norma ISO/IEC 25000. Tecnología, Investigación y Academia, 3(2):27–33

Wanderley, E. G., Wanderley, R. G., Melo, M. G. R., Dias, C. L. D. T., e da Silva Sales, Y. A. (2020). Jogo de tabuleiro “Programming” — uma nova estratégia pedagógica para o ensino e a aprendizagem de algoritmo. Brazilian Journal of Development, 6(5):32006–32015.
Publicado
04/11/2024
CHAGAS, Pedro Gabriel; MIRANDA, Anna Giulia; SANTOS, Ralph Barbosa; FRANCO, João Silvestre; SEIXAS, Luma Rocha; JESUS, Marta Lícia Teles Brito. Bits no Espaço: avaliação de um jogo analógico de tabuleiro para o ensino de lógica de programação com Python. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 515-525. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242742.