Bits no Espaço: avaliação de um jogo analógico de tabuleiro para o ensino de lógica de programação com Python
Resumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento do jogo de tabuleiro intitulado Bits no Espaço, criado para apoiar os processos de ensino e aprendizagem de lógica de programação com a linguagem Python. A proposta do jogo surge como uma das atividades desenvolvidas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto de Computação, estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O jogo foi aplicado em turmas da 2ª série do ensino médio integrado ao curso técnico em Informática, em uma escola da rede pública estadual de Salvador, Bahia. Como método de avaliação do jogo, foi adotado o Meega+ [Petri et al. 2019]. Os resultados demonstram que o jogo pode ser uma resposta à demanda por um processo de ensino de mais ativo e com caráter lúdico.
Palavras-chave:
Lógica de programação, Jogo educativo, Avaliação lúdica
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
CHAGAS, Pedro Gabriel; MIRANDA, Anna Giulia; SANTOS, Ralph Barbosa; FRANCO, João Silvestre; SEIXAS, Luma Rocha; JESUS, Marta Lícia Teles Brito.
Bits no Espaço: avaliação de um jogo analógico de tabuleiro para o ensino de lógica de programação com Python. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 515-525.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242742.