Uma reflexão sobre a inserção do Pensamento Computacional na Educação Básica no Brasil
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a formação de professores para o desenvolvimento de habilidades em Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica. Utilizando um mapeamento sistemático da literatura e um survey com professores, o estudo aborda a implementação das normas estabelecidas pela Resolução Nº 1 de 2022 do Ministério da Educação, que integra o PC na BNCC. A reorganização curricular, conforme essas normas, é responsabilidade dos estados, municípios e do Distrito Federal, e visa a implementação das competências de computação nas escolas. No entanto, a formação de professores é um desafio. Os resultados mostram que, apesar da recomendação de incluir o PC em todas as disciplinas e etapas da Educação Básica, os professores precisam de formação específica e práticas para integrar eficazmente o PC em suas aulas. Portanto, é essencial oferecer formação em PC para esses profissionais.
Palavras-chave:
Formação Professor, Pensamento Computacional, Educação Básica, BNCC
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
SANGALI, Rosiane da Silva; CATABRIGA, Lucia; BOERES, Maria Claudia Silva.
Uma reflexão sobre a inserção do Pensamento Computacional na Educação Básica no Brasil. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 561-573.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242334.