InfoGirl: Uma Década de Jornada Rumo à Equidade de Gênero na Tecnologia da Informação no Estado do Ceará

Resumo


Nos últimos anos, o governo federal ampliou a oferta de cursos de graduação na área de Tecnologia da Informação (TI), especialmente ofertados em Campi localizados no interior dos estados brasileiros. No entanto, a representação feminina nesses cursos ainda é significativamente baixa, refletindo desafios sistêmicos de gênero. Surgiu então, em 2014, o projeto InfoGirl na Universidade Federal do Ceará em Quixadá (UFC-Quixadá), buscando apresentar para alunas do ensino médio a área de TI. Com uma década de atuação, o projeto visa promover a equidade de gênero nos cursos de graduação em TI, especialmente naqueles ofertados pela rede federal de ensino superior no estado. Este artigo tem como objetivo apresentar o panorama educacional em TI no Ceará; o histórico do projeto InfoGirl e os resultados de uma pesquisa realizada com graduandas da UFC-Quixadá.
Palavras-chave: Tecnologia da Informação, Equidade de gênero, Representação feminina, InfoGirl

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Publicado
04/11/2024
LOPES, Ana Lívia; LIMA, Antônia Iana Oliveira; MESQUITA, Cecília; SANTOS, Gabriela; RODRIGUES, Jéssica; PINHEIRO, José Wermyson; BEZERRA, Carla; MENEZES, Viviane. InfoGirl: Uma Década de Jornada Rumo à Equidade de Gênero na Tecnologia da Informação no Estado do Ceará. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 574-585. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242342.