PET-Recebe: Apresentando um Campus Universitário Temático na Área de Tecnologia da Informação para Estudantes de Escolas Públicas do Interior do Ceará
Resumo
Este artigo apresenta o projeto PET-Recebe, desenvolvido no campus temático de Tecnologia da Informação (TI) em Quixadá. O projeto promove visitas guiadas para alunos de escolas públicas, apresentando os cursos de TI oferecidos, a infraestrutura do campus e os programas de assistência estudantil destinados a estudantes em situação de vulnerabilidade social. Em 2023, o projeto organizou 23 visitas, atendendo aproximadamente 1.200 estudantes. O projeto fortalece a conexão entre a universidade pública e a escola pública, contribuindo para a democratização do acesso ao ensino superior e servindo como modelo replicável para outras instituições. Além disso, apresenta a área de TI aos estudantes, buscando atraí-los para cursos de graduação nesse setor e contribuindo indiretamente para a formação de uma mão de obra diversificada.
Palavras-chave:
Democratização, Universidade, Computação
Referências
Alves, M. L., de Freitas Costa, J. R., and Bezerra, C. I. M. (2018). Um relato de experiência: Ensinando robótica por meio de microcontroladores em uma escola profissional de ensino médio. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. SBC.
Araújo, A. C. (2021). Lei de Cotas na Universidade Federal do Ceará (UFC): avaliação dos seus impactos. Tese (doutorado em educação), Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará.
Arruda-Barbosa, L. d., Sales, M. C., Souza, I. L. L. d., Gondim-Sales, A. F., Silva, G. C. N. d., and de, M. M. (2019). Extensão como ferramenta de aproximação da universidade com o ensino médio. Cadernos de Pesquisa, 49(174):316–327.
Barrence, A. (2023). A escassez dos profissionais de tecnologia no Brasil e seu consequente impacto no ecossistema de startups. Disponível em [link] Acesso em 21/06/2024.
Barretto, L. M., Mangili, A. C., and Gianezini, K. (2021). Democratização do acesso ao ensino superior à luz do contexto brasileiro e catarinense. Revista Panorâmica Online, 34.
Bezerra, C. I. M., de Souza Macedo, M. A., and de Sousa Lopes, K. C. (2023). Fatores e dificuldades que influenciam na entrada e permanência das mulheres na área de TI. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 148–158. SBC.
Bizerril, M. X. A. (2020). O processo de expansão e interiorização das universidades federais brasileiras e seus desdobramentos. Revista Tempos e Espaços em Educação, 13(32):1–15.
Brasil (2005). Lei nº 11.190, de 23 de setembro de 2005. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Disponível em [link].
Brasil, M. (2014). Reuni. Disponível em [link] Acessado em 11 de abril de 2024.
Chaves, L. S., Silva, A. E., and Bezerra, C. I. M. (2019). Ensino de programação em escolas públicas: Relato de uma ação do PET-TI. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019), WIE 2019. Sociedade Brasileira de Computação - SBC.
Civil, C. (2012). Lei nº 12.711. Disponível em [link], Acessado em 20/06/2024.
Coelho, F. T., Silva, É. D., and Pirovani, J. C. M. (2021). O ensino médio vai à universidade: (re)conhecendo a biologia através da experiência científica. Kiri-Kerê-Pesquisa em Ensino, 1(10).
da Silva, A. M. M., Soares, A. L. B., Silva, E. C., Machado, B. R., and Bezerra, C. I. M. (2022). Ensino de programação remoto com dojo de programação usando método randori. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 128–138. SBC.
da Silva, E. G., dos Santos, R. Q., de Mesquita, N. M. C., and Bezerra, C. I. M. (2017). Infogirl: Atraindo mulheres para Computação. volume 2, page 4572. Encontros Universitários da UFC.
Darlan Helder, P. G. (2023). Brasil terá déficit de 530 mil profissionais de tecnologia até 2025, mostra estudo do Google. Acessado em 13 de junho de 2024.
de Freitas, A. C., Soares, A. L. B., Sampaio, A. G. M., and de Menezes, M. V. (2023). Além das salas de aula: O papel das iniciativas de integração e socialização em um campus temático de tecnologia da informação. In Anais dos Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, CE, Brasil. UFC.
de Lima e Costa, T. (2015). Desigualdades educativas no acesso ao ensino superior no Brasil. Master’s thesis, EACH USP.
de Oliveira, D. R., Pires, A. S., and Martins, A. C. (2017). Fronteiras indistintas: espaço e tempo no trabalho de tecnologia da informação (TI). Política & Trabalho, (46).
de Paula, V. R. M., Judice, M. G., Leão, D. V., Freitas, F. E., Merida, C., Vilela, L. B. F., Lourenço, R. F. B., das Neves, D. F., and Pereira, S. L. (2020). A feira de profissões da Universidade de Rio Verde na visão de seus visitantes. Brazilian Journal of Development, 6(9):73096–73101.
de Vasconcelos, F. S. P., Silva, A. E. M., de Lima, F. V. S., and Tavares, W. A. (2023). Pet-hardware: uma célula sobre o ensino de montagem de computadores na UFC-Quixadá. In Encontros Universitários, Quixadá, CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará (UFC).
Heringer, R. (2014). Um balanço de 10 anos de políticas de ação afirmativa no Brasil. Revista Tomo.
Nierotka, R. L. and Trevisol, J. V. (2018). Ações afirmativas na educação superior: a experiência da Universidade Federal da Fronteira Sul. Editora UFFS.
Oliveira, B. S. N., Nascimento, J. N. A., De Lima, M. T. B., De Mesquita, N. M. C., Bezerra, C. I. M., and Oliveira, P. d. T. G. (2018).
Oliveira, G. M. and Silva, M. K. (2024). A concentração espacial da nova economia: Um estudo sobre as tecnologias da informação no Brasil. Finisterra, 59(125 (AOP)).
Osorio, R. G. (2009). Classe, raça e acesso ao ensino superior no Brasil. Cadernos de Pesquisa, 39:867–880.
Pinheiro, F., Lima, R., Ferreira, A., Lima, F., and Tavares, W. (2022). Programa de educação tutorial: Uma análise retrospectiva das ações realizadas para auxiliar na formação pessoal e profissional dos alunos do curso de sistemas de informação. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 61–72, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Roza, R. H. (2020). O papel das tecnologias da informação e comunicação na atual sociedade. Ciência da Informação, 49(1).
Santos, G. M., Alves, M. C. R., Aderaldo, E. G. C., de Lima Cavalcante, A. D., and de Menezes, M. V. (2023). English club: Uma iniciativa para combater a deficiência das oportunidades de aprendizado da língua inglesa na UFC campus Quixadá. In Anais dos Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, CE, Brasil. UFC.
SEDUC (2014). Escolas de educação profissional:. Disponível em [link] Acesso em 02 de setembro de 2023.
Silva, F. J. M. d., Silva, E. C., Lopes, K. C. d. S., Brito, W. M., Bezerra, C., Silva, M. M., and Menezes, M. V. d. (2023a). Arduino como ferramenta para ensino de programação em sistemas embarcados: Um relato de experiência. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola (WIE
Silva, M. E., Gama, A. A., Pinheiro, F. V., Bezerra, C., Tavares, W., and Oliveira, P. (2021). A experiência do letramento digital para professores municipais do ensino básico durante a pandemia COVID-19. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola, pages 171–180, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Silva, M. O., Costa, D. P. N. F., de Oliveira, B. N., Oliveira, M. T. C., Pereira, R. R., and Tavares, W. A. (2023b). Workshop de tecnologia da informação do sertão central: Descrição e avaliação da experiência dos participantes na edição XVI - 2023. In Encontros Universitários, Quixadá, CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará (UFC).
Sousa, P., Costa, J. R., Silva, G., Lima, V., Tavares, W., and Bezerra, C. (2021). Preparação para Olimpíada Brasileira de Informática nível sênior: Um relato de experiência. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 101–110, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Tavares, W. A. and Maia, H. B. (2023). Figmalab: Ensino de prototipação e UI design. In Encontros Universitários, Quixadá, CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará (UFC).
Tavares, W. A., Silva, A. E. M., Bezerra, A. K. N., Ferreira, A. K. L., de Melo Júnior, A. E. T., Mesquita, C. B., Costa, D. P. N. F., da Silva Holanda, D., da Silva Pinheiro, F. V., de Lima, F. V. S., Pinho, G. M., de Oliveira, L. P., Silva, M. O., da Silva Lima, R., and de Oliveira Lima, V. (2023). PET-SI - Um oásis no sertão central. In De Andrade, F. A., Ribeiro, A. P. M., Silva, D., and Pinheiro, V. F. J. G. M., editors, Programa de Educação Tutorial PET-UFC: Ciência e Tecnologia: Enfrentando os desafios regionais, pages 211–219. CRV.
UFC (2024). Campi da UFC. Disponível em [link]. Acesso em 20/06/2024.
Araújo, A. C. (2021). Lei de Cotas na Universidade Federal do Ceará (UFC): avaliação dos seus impactos. Tese (doutorado em educação), Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará.
Arruda-Barbosa, L. d., Sales, M. C., Souza, I. L. L. d., Gondim-Sales, A. F., Silva, G. C. N. d., and de, M. M. (2019). Extensão como ferramenta de aproximação da universidade com o ensino médio. Cadernos de Pesquisa, 49(174):316–327.
Barrence, A. (2023). A escassez dos profissionais de tecnologia no Brasil e seu consequente impacto no ecossistema de startups. Disponível em [link] Acesso em 21/06/2024.
Barretto, L. M., Mangili, A. C., and Gianezini, K. (2021). Democratização do acesso ao ensino superior à luz do contexto brasileiro e catarinense. Revista Panorâmica Online, 34.
Bezerra, C. I. M., de Souza Macedo, M. A., and de Sousa Lopes, K. C. (2023). Fatores e dificuldades que influenciam na entrada e permanência das mulheres na área de TI. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 148–158. SBC.
Bizerril, M. X. A. (2020). O processo de expansão e interiorização das universidades federais brasileiras e seus desdobramentos. Revista Tempos e Espaços em Educação, 13(32):1–15.
Brasil (2005). Lei nº 11.190, de 23 de setembro de 2005. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Disponível em [link].
Brasil, M. (2014). Reuni. Disponível em [link] Acessado em 11 de abril de 2024.
Chaves, L. S., Silva, A. E., and Bezerra, C. I. M. (2019). Ensino de programação em escolas públicas: Relato de uma ação do PET-TI. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019), WIE 2019. Sociedade Brasileira de Computação - SBC.
Civil, C. (2012). Lei nº 12.711. Disponível em [link], Acessado em 20/06/2024.
Coelho, F. T., Silva, É. D., and Pirovani, J. C. M. (2021). O ensino médio vai à universidade: (re)conhecendo a biologia através da experiência científica. Kiri-Kerê-Pesquisa em Ensino, 1(10).
da Silva, A. M. M., Soares, A. L. B., Silva, E. C., Machado, B. R., and Bezerra, C. I. M. (2022). Ensino de programação remoto com dojo de programação usando método randori. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 128–138. SBC.
da Silva, E. G., dos Santos, R. Q., de Mesquita, N. M. C., and Bezerra, C. I. M. (2017). Infogirl: Atraindo mulheres para Computação. volume 2, page 4572. Encontros Universitários da UFC.
Darlan Helder, P. G. (2023). Brasil terá déficit de 530 mil profissionais de tecnologia até 2025, mostra estudo do Google. Acessado em 13 de junho de 2024.
de Freitas, A. C., Soares, A. L. B., Sampaio, A. G. M., and de Menezes, M. V. (2023). Além das salas de aula: O papel das iniciativas de integração e socialização em um campus temático de tecnologia da informação. In Anais dos Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, CE, Brasil. UFC.
de Lima e Costa, T. (2015). Desigualdades educativas no acesso ao ensino superior no Brasil. Master’s thesis, EACH USP.
de Oliveira, D. R., Pires, A. S., and Martins, A. C. (2017). Fronteiras indistintas: espaço e tempo no trabalho de tecnologia da informação (TI). Política & Trabalho, (46).
de Paula, V. R. M., Judice, M. G., Leão, D. V., Freitas, F. E., Merida, C., Vilela, L. B. F., Lourenço, R. F. B., das Neves, D. F., and Pereira, S. L. (2020). A feira de profissões da Universidade de Rio Verde na visão de seus visitantes. Brazilian Journal of Development, 6(9):73096–73101.
de Vasconcelos, F. S. P., Silva, A. E. M., de Lima, F. V. S., and Tavares, W. A. (2023). Pet-hardware: uma célula sobre o ensino de montagem de computadores na UFC-Quixadá. In Encontros Universitários, Quixadá, CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará (UFC).
Heringer, R. (2014). Um balanço de 10 anos de políticas de ação afirmativa no Brasil. Revista Tomo.
Nierotka, R. L. and Trevisol, J. V. (2018). Ações afirmativas na educação superior: a experiência da Universidade Federal da Fronteira Sul. Editora UFFS.
Oliveira, B. S. N., Nascimento, J. N. A., De Lima, M. T. B., De Mesquita, N. M. C., Bezerra, C. I. M., and Oliveira, P. d. T. G. (2018).
Oliveira, G. M. and Silva, M. K. (2024). A concentração espacial da nova economia: Um estudo sobre as tecnologias da informação no Brasil. Finisterra, 59(125 (AOP)).
Osorio, R. G. (2009). Classe, raça e acesso ao ensino superior no Brasil. Cadernos de Pesquisa, 39:867–880.
Pinheiro, F., Lima, R., Ferreira, A., Lima, F., and Tavares, W. (2022). Programa de educação tutorial: Uma análise retrospectiva das ações realizadas para auxiliar na formação pessoal e profissional dos alunos do curso de sistemas de informação. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 61–72, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Roza, R. H. (2020). O papel das tecnologias da informação e comunicação na atual sociedade. Ciência da Informação, 49(1).
Santos, G. M., Alves, M. C. R., Aderaldo, E. G. C., de Lima Cavalcante, A. D., and de Menezes, M. V. (2023). English club: Uma iniciativa para combater a deficiência das oportunidades de aprendizado da língua inglesa na UFC campus Quixadá. In Anais dos Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, CE, Brasil. UFC.
SEDUC (2014). Escolas de educação profissional:. Disponível em [link] Acesso em 02 de setembro de 2023.
Silva, F. J. M. d., Silva, E. C., Lopes, K. C. d. S., Brito, W. M., Bezerra, C., Silva, M. M., and Menezes, M. V. d. (2023a). Arduino como ferramenta para ensino de programação em sistemas embarcados: Um relato de experiência. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola (WIE
Silva, M. E., Gama, A. A., Pinheiro, F. V., Bezerra, C., Tavares, W., and Oliveira, P. (2021). A experiência do letramento digital para professores municipais do ensino básico durante a pandemia COVID-19. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola, pages 171–180, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Silva, M. O., Costa, D. P. N. F., de Oliveira, B. N., Oliveira, M. T. C., Pereira, R. R., and Tavares, W. A. (2023b). Workshop de tecnologia da informação do sertão central: Descrição e avaliação da experiência dos participantes na edição XVI - 2023. In Encontros Universitários, Quixadá, CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará (UFC).
Sousa, P., Costa, J. R., Silva, G., Lima, V., Tavares, W., and Bezerra, C. (2021). Preparação para Olimpíada Brasileira de Informática nível sênior: Um relato de experiência. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 101–110, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Tavares, W. A. and Maia, H. B. (2023). Figmalab: Ensino de prototipação e UI design. In Encontros Universitários, Quixadá, CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará (UFC).
Tavares, W. A., Silva, A. E. M., Bezerra, A. K. N., Ferreira, A. K. L., de Melo Júnior, A. E. T., Mesquita, C. B., Costa, D. P. N. F., da Silva Holanda, D., da Silva Pinheiro, F. V., de Lima, F. V. S., Pinho, G. M., de Oliveira, L. P., Silva, M. O., da Silva Lima, R., and de Oliveira Lima, V. (2023). PET-SI - Um oásis no sertão central. In De Andrade, F. A., Ribeiro, A. P. M., Silva, D., and Pinheiro, V. F. J. G. M., editors, Programa de Educação Tutorial PET-UFC: Ciência e Tecnologia: Enfrentando os desafios regionais, pages 211–219. CRV.
UFC (2024). Campi da UFC. Disponível em [link]. Acesso em 20/06/2024.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
SAMPAIO, A. Guilherme; SILVA, Arthur R. da; OLIVEIRA, Beatriz; SILVA, Francisco Jerferson da; NASCIMENTO, Samuel Costa do; BRITO, William; MENEZES, Viviane; TAVARES, Wladimir A..
PET-Recebe: Apresentando um Campus Universitário Temático na Área de Tecnologia da Informação para Estudantes de Escolas Públicas do Interior do Ceará. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 598-610.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242418.