Desenvolvimento de Competências Docentes em Computação para Fomento da Programação Competitiva: Um Relato da Disciplina de Estágio em Docência

Resumo


A inovação e tecnologia são essenciais para o progresso socioeconômico global, sendo a programação competitiva uma ferramenta importante para o desenvolvimento de habilidades técnicas avançadas e o pensamento crítico em um mundo digital. No entanto, a preparação adequada de professores para fomentar essa área requer não apenas conhecimento profundo em algoritmos e resolução de problemas, mas também a habilidade de ensinar estratégias de competição e adaptar-se a metodologias ativas de aprendizagem. Nesse sentido, este artigo oferece um relato de experiência sobre a metodologia aplicada na disciplina de Estágio em Docência de um Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), focando nos resultados práticos da disciplina de Resolução de Problemas ofertada para cursos de graduação. O estágio em docência realizado proporcionou a oportunidade de imersão no ambiente de ensino-aprendizagem, através do desenvolvimento de atividades práticas e a implementação de metodologias inovadoras, como a sala de aula invertida e a programação competitiva, sendo possível compreender a complexidade do papel do professor no contexto da educação em Computação.
Palavras-chave: Programação Competitiva, Estágio em Docência, Desenvolvimento de Competências Docentes, Metodologias Ativas

Referências

Albuquerque, G. (2023). Boca e maratonalinux: tutorial. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 jun. 2024.

Campos, C. and Ribas, B. C. (2024). BOCA. Disponível em: [link]. Acesso em: 12/05/2024.

Campos, C. P. and Ferreira, C. E. (2004). Boca: Um sistema de apoio para competições de programação. In Anais do Congresso da SBC - Workshop de Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação.

CAPES (2010). Portaria nº 76, de 14 de Abril de 2010. Acesso em: 19 jun. 2024.

Cintra, J. C. A. (2012). Reinventando a aula expositiva. Compacta, São Carlos.

Costa, S. K. H. T., Ribeiro, E. B. V., Lima, R. R., and Juvenal, J. (2022). A importância do estágio de docência na pós-graduação para a constituição do professor de ensino superior: alguns apontamentos. Humanidades & Inovação, 9(15):64–77.

DEB (2015). Relatório de gestão - DEB 2009-2014. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica – DEB, órgão finalístico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Volume 2.

Debald, B. (2020). Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno. Desafios da educação. Grupo A. E-book.

Eliopoulos, N., Guzdial, M., and Bruckman, A. (2014). Preparing future computer science teachers through teaching internships. In Proceedings of the 45th ACM Technical Symposium on Computer Science Education (SIGCSE), pages 351–356. ACM.

Gomes, S., Lopes, J. M., and Ferreira, L. (2022). The impact of the digital economy on economic growth: The case of OECD countries. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 23(6).

Kiotheka, F. and Almeida, R. (2022). Introdução à maratona de programação. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 jun. 2024.

Piekarski, A., Miazaki, M., Hild, T., Mulati, M., and Kikuti, D. (2015). A metodologia das maratonas de programação em um projeto de extensão: um relato de experiência. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 4(1):1246.

Rocha, T. A., Barros, D. d. M., and Moura, D. F. d. (2018). Contribuição do estágio à docência na formação de discentes da pós-graduação. Realize Editora.
Publicado
04/11/2024
IRION, Crishna; SANTOS, Camila da Cruz; ARAÚJO, Rafael Dias; PEREIRA, João Henrique de Souza. Desenvolvimento de Competências Docentes em Computação para Fomento da Programação Competitiva: Um Relato da Disciplina de Estágio em Docência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 646-655. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242546.