Desenvolvimento de Competências Docentes em Computação para Fomento da Programação Competitiva: Um Relato da Disciplina de Estágio em Docência
Resumo
A inovação e tecnologia são essenciais para o progresso socioeconômico global, sendo a programação competitiva uma ferramenta importante para o desenvolvimento de habilidades técnicas avançadas e o pensamento crítico em um mundo digital. No entanto, a preparação adequada de professores para fomentar essa área requer não apenas conhecimento profundo em algoritmos e resolução de problemas, mas também a habilidade de ensinar estratégias de competição e adaptar-se a metodologias ativas de aprendizagem. Nesse sentido, este artigo oferece um relato de experiência sobre a metodologia aplicada na disciplina de Estágio em Docência de um Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), focando nos resultados práticos da disciplina de Resolução de Problemas ofertada para cursos de graduação. O estágio em docência realizado proporcionou a oportunidade de imersão no ambiente de ensino-aprendizagem, através do desenvolvimento de atividades práticas e a implementação de metodologias inovadoras, como a sala de aula invertida e a programação competitiva, sendo possível compreender a complexidade do papel do professor no contexto da educação em Computação.
Palavras-chave:
Programação Competitiva, Estágio em Docência, Desenvolvimento de Competências Docentes, Metodologias Ativas
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
IRION, Crishna; SANTOS, Camila da Cruz; ARAÚJO, Rafael Dias; PEREIRA, João Henrique de Souza.
Desenvolvimento de Competências Docentes em Computação para Fomento da Programação Competitiva: Um Relato da Disciplina de Estágio em Docência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 646-655.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242546.