Modelagem e impressão 3D aplicadas a criação de objetos de aprendizagem assistivos

Resumo


Objetos de aprendizagem visam apoiar o processo de ensino com diferentes recursos. A criação desses objetos pode ser facilitada pela manufatura aditiva, através da modelagem e impressão 3D, permitindo a personalização conforme necessidades específicas. Dessa forma, é possível desenvolver tecnologias assistivas e objetos inclusivos adaptados a essas necessidades. Neste sentido, este artigo apresenta uma experiência de construção de objetos que auxiliem no aprendizado de pessoas com deficiência ou alguma dificuldade através de tecnologias de impressão 3D. Estudantes e professores participaram de duas formações e construíram cinco objetos de aprendizagem assistivos. Essa experiência evidencia que as tecnologias podem apoiar professores e instituições a adotarem práticas mais inclusivas.
Palavras-chave: impressão 3D, objeto educacional, assistivo

Referências

Aguiar, L. d. C. D. (2016). Um processo para utilizar a tecnologia de impressão 3D na construção de instrumentos didáticos para o ensino de ciências. PhD thesis, Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Alves de Oliveira, C. R., Corrêa Ferreira, C., and da Silva de Lima Martins, C. (2022). Modelo didático para o ensino de ciências, construção por meio de impressão 3d: análise e avaliação no processo de ensino-aprendizagem. TE & ET.

Bastos Plotegher, C., Guillaumon Emmel, M. L., and Cezar da Cruz, D. M. (2013). Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 21(1).

Chaves, I. G. (2019). O design centrado no humano conectado e colaborativo. PhD thesis, Universidade de São Paulo.

Committee, L. T. S. et al. (2002). Ieee standard for learning object metadata. IEEE standard, 1484(1):2007–04.

da Silva, E. F., da Silva, L. M., Deon, V. G., and Toso, M. A. (2020). Impressão 3d aplicada à tecnologia assistiva. Revista Destaques Acadêmicos, 12(4).

Godói, C. K., Blikstein, I., Bandeira-De-Mello, R., DA SILVA, A. B., de Almeida Cunha, C. J. C., Godoy, A. S., de Freitas, H. M. R., de Mattos, P. L. C. L., Vieira, P. H. F., Ichikawa, E. Y., et al. (2017). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais. Saraiva Educação SA

Lemke, R., Siple, I. Z., and de Figueiredo, E. B. (2016). Oas para o ensino de cálculo: potencialidades de tecnologias 3d. Revista Novas Tecnologias na Educação, 14(1).

Lopes, É. M. C., Agustini, E., da Motta Jafelice, R. S., and de Souza Junior, A. J. (2021). Manipulação e visualização de superfícies quádricas por meio de modelos impressos em 3d e modelos digitais. Revista Novas Tecnologias na Educação, 19(1):392–401.

Luz, T. R., Huebner, R., Silva, G. V., Maia, N. L. M., França, Á., and Arrais, C. G. (2022). Desenvolvimento de recursos assistivos em impressora 3d para alunos universitários com deficiência. Revista Docência do Ensino Superior, 12:1–26

Nakasone, F. K. (2018). Manufatura aditiva como ferramenta inclusiva no ensino técnico. CIET: EnPED - Congresso Internacional de Educação e Tecnologias

Pereira, W. D. M., De Oliveira, G. F., Alves, F. J., de Carvalho, E. A., and Pinto, H. F. (2023). Criação de objetos de aprendizagem personalizados para indivíduos com autismo usando impressão 3d. 15º JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 12 º SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, 15(3)

Ribeiro, B. C., da Silva Correia-Neto, J., de Souza Santos, R. E., de Magalhães, C. V. C., and Vilar, G. (2014). Objeto de aprendizagem reutilizável em 3d para a identificação de craniosynostosis: um estudo de caso. Revista Novas Tecnologias na Educação, 12(2)

Silva, R. and Costa, C. (2024). Aplicando a metodologia design sprint na produção de objetos educacionais. In Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 274–284. SBC.

Wonjin, J., Jang, H. I., Harianto, R. A., So, J. H., Lee, H., Lee, H. J., and Moon, M.-W. (2016). Introduction of 3d printing technology in the classroom for visually impaired students. Journal of Visual Impairment & Blindness, 110(2):115–121
Publicado
04/11/2024
COSTA, Catarina; SILVA, Rodrigo; GUEDES, Gabriel; FIGUEIRÊDO, Jair. Modelagem e impressão 3D aplicadas a criação de objetos de aprendizagem assistivos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 689-700. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242684.