Entre Faíscas e Cinzas: Uma Experiência Didática Imersiva sobre Queimadas na Amazônia

  • Giovanna Calado Bonilha IFAM
  • Raquel França IFAM
  • Bianca Araújo IFAM
  • Thaissa Marinho IFAM
  • Fabiann Matthaus Barbosa IFAM

Resumo


Este artigo apresenta uma experiência pedagógica com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública, utilizando o livro Entre Faíscas e Cinzas, desenvolvido com Realidade Aumentada (RA). A proposta teve como objetivo abordar, de forma lúdica e crítica, o tema das queimadas na Amazônia. A sequência didática foi composta por cinco encontros temáticos, que integraram leitura, simulações em 3D, dramatizações e produções criativas. Os resultados demonstraram alto engajamento dos alunos, apropriação de conceitos ambientais e fortalecimento de atitudes de preservação. A experiência evidenciou o potencial da RA como ferramenta inovadora no ensino contextualizado, sobretudo em contextos que valorizam práticas interativas.

Referências

da Silva, W., Ribeiro, M., Júnior, E. L., and Cardoso, A. (2010). Ambientes interativos e colaborativos baseados em realidade aumentada aplicados à educação. In Anais do XVI Workshop de Informática na Escola, pages 1187–1196, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

de Araújo, J. V. R. and Braz, P. (2021). Simia: um simulador educacional de impactos ambientais. In Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), pages 724–727. SBC.

De Siqueira, G. C., Ribeiro, S. A. F., Freitas, C. C. G., Sovierzoski, H. H., and Lucas, L. B. (2021). Cts e ctsa: em busca de uma diferenciação. Revista Tecnologia e Sociedade, 17(48):16–34.

do Nascimento Silva, P. R., da Silva Filho, L. G., Neves, E. S., da Silva, M. L. R. B., dos Santos Filho, M. P., Leite, A. M. B., da Silva Barbosa, L., and Salgueiro, C. D. B. L. (2025). Integração de tecnologias educacionais no ensino do efeito estufa: aplicação de modelos virtuais e realidade aumentada no ensino fundamental ii. Observatorio de la Economía Latinoamericana, 23(2):e8976–e8976.

dos Santos, D. B., Affonso, A. L. S., and Kataoka, A. M. (2020). Contribuições da educação ambiental crítica para abordagem ctsa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 11(3):418–135.

Ferri, J., Freitas, C. C. G., and dos Santos Rosa, S. (2018). A temática cts na educação tecnológica. Revista Tecnologia e Sociedade, 14(33):270–288.

Guimarães, P., Souza, S., Fiedler, N. C., and Silva, A. (2014). Análise dos impactos ambientais de um incêndio florestal. Agrarian Academy, 1(01).

Loureiro, C. F. B. (2012). Educação ambiental crítica: contribuições e desafios. Revista Brasileira de Educação Ambiental, 7(1):43–58.

Mann, P. H. (1970). Métodos de investigação sociológicas. Zahar, Rio de Janeiro.

Rezende, E. and Suart, R. d. C. (2024). Abordagem ctsa em livros didÁticos: Uma anÁlise em obras da Área de ciÊncias da natureza do novo ensino mÉdio. Revista Ciências amp; Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1):e24152557.

Santos, B., Leite, M., and Varela, P. (2024). Educação inclusiva em realidade aumentada: Recurso instrucional digital para apoiar a formação de alunos no ensino de computação. In Anais do XXX Workshop de Informática na Escola, pages 549–560, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Sato, M. and Carvalho, I. C. d. M. (2023). Pedagogia emancipadora e educação ambiental crítica: diálogos e perspectivas. Revista Docência e Cibercultura, 7(3):e66070.

Serra Junior, D. F., de Souza, R. C., and Baldassini, R. d. S. (2024). A importância da educação ambiental nas escolas para a promoção do desenvolvimento sustentável. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, 8:185–194.

Silva, S., Araújo, F., Costa, S., Pires, Y., Seruffo, M., and Araujo, J. (2019). Desenvolvimento de jogos como mecanismo pedagógico: Um relato de experiência na escola pública visando à sustentabilidade e preservação do meio ambiente. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, pages 637–646, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Silva, S., Piedade, A., Silva, K., Araújo, F. O., and Araújo, J. (2022). Ferramenta com realidade aumentada para o ensino de ciências exatas contextualizado ao ciclo de queimadas na amazônia. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola, pages 308–318, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
24/11/2025
BONILHA, Giovanna Calado; FRANÇA, Raquel; ARAÚJO, Bianca; MARINHO, Thaissa; BARBOSA, Fabiann Matthaus. Entre Faíscas e Cinzas: Uma Experiência Didática Imersiva sobre Queimadas na Amazônia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 89-99. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13181.