Disseminação e Customização de um Plugin para Gestão do Tipo de Utilização de Cursos no AVA Moodle

  • Alexandre J. C. Silva UFLA
  • Pedro H. S Mateus UFLA
  • Isadora G. M. Cunha UFLA
  • Bruno A. de Paula UFLA
  • Lucas C. Ferreira UFLA
  • Rafaela L. B. Santos UFLA
  • Heitor A. X. Costa UFLA
  • Cleber C. de Castro UFLA
  • Maurício R. A. Souza UFLA
  • Paula C. F. Cardoso UFPA
  • Renata T. Moreira UFLA
  • Paulo A. P. Júnior UFLA

Resumo


Este artigo relata o projeto de disseminação e customização de um plugin desenvolvido para apoiar a gestão acadêmica e pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem baseados no Moodle. O plugin permite monitorar quantitativa e qualitativamente o uso de cursos, atendendo à demanda de instituições de ensino por informações que possam subsidiar o planejamento pedagógico e a gestão de infraestrutura. O projeto foi conduzido em colaboração com 8 (oito) instituições de ensino brasileiras. Entre as customizações realizadas, destacam-se a flexibilização na organização de categorias e a apresentação de estatísticas detalhadas de uso dos módulos. Os resultados das avaliações demonstraram boa aceitação e utilidade do plugin.

Referências

Bass, L., Clements, P., and Kazman, R. (2012). Software Architecture in Practice. Addison-Wesley Professional, Boston, 3 edition.

CAPES (2023). Edital nº 15/2023: Chamada para a apresentação de propostas de disseminação de produtos de inovação tecnológica voltados a todos os níveis de educação. Brasília: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: [link].

Castillo, N. L. O. (2024). Explorando el aprendizaje digital. Guía de plugins esenciales para Moodle, chapter Instalación de plugins en Moodle. Astra Editorial.

Chung, C. and Babin, L. A. (2017). New technology for education: Moodle. In The Customer is NOT Always Right? Marketing Orientationsin a Dynamic Business World: Proceedings of the 2011 World Marketing Congress, pages 661–661. Springer.

da Silva Fontes, A., da Costa, E. F., da Silva, D. F., and Rodrigues, O. (2021). Contribuições para o ensino: plataforma Moodle. Formação@ Docente, 13(2).

Dobashi, K. (2017). Automatic data integration from Moodle course logs to pivot tables for time series cross section analysis. Procedia computer science, 112:1835–1844.

Garrido, F., Fontan, N., Abreu, F., and Maciel, R. S. P. (2019). On the way for materializing cmooc requirements: an experience dealing with plugins on moodle platform. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 30, page 566.

Hillar, S. P. (2016). Moodle Theme Development. Packt Publishing Ltd.

Huerta, M., Caballero-Hernández, J. A., and Fernández-Ruiz, M. A. (2022). Comparative study of Moodle plugins to facilitate the adoption of computer-based assessments. Applied Sciences, 12(18):8996.

Moodle (2025). MOODLE: Welcome to the Moodle community. [link]. Acesso em: 21 mai. 2025.

Moore, J. (2010). Moodle 1.9 Multimedia Extension Development: Customize and Extend Moodle by Using its Robust Plugin Systems. Packt Publishing Ltd, Birmingham, UK.

Saad, A., Ajayi, S. O., and Alaka, H. A. (2023). Trends in BIM-based plugins development for construction activities: a systematic review. International Journal of Construction Management, 23(16):2756–2768.

Scavassa, M. B., Pimentel, E. P., Braga, J., and Dotta, S. (2024). Monitoramento do engajamento de estudantes em atividades de leitura de textos no ambiente Moodle por meio do PDFNoteTrack. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), pages 525–537. SBC.

Valente, J. A. (2014). Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, (4):79–97.
Publicado
24/11/2025
SILVA, Alexandre J. C. et al. Disseminação e Customização de um Plugin para Gestão do Tipo de Utilização de Cursos no AVA Moodle. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 165-175. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13428.