Educação Tecnológica e Gênero: Desconstruindo Estigmas e Transformando Percepções no Ensino de Robótica

  • Ingrid G. C. Lira UERN
  • Alicia M. Barros UERN
  • Allany S. Rodrigues UERN
  • Dyelle H. N. Almeida UERN
  • João V. Fernandes UERN
  • Lyziane da S. Nogueira UERN
  • Ceres G. B. Morais UERN
  • Sebastião E. Alves Filho UERN
  • Jéssica N. Leite UERN

Resumo


Este artigo descreve a realização de um minicurso de robótica voltado para mulheres de um curso de Ciência da Computação, com o objetivo de promover a inclusão feminina na área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). O minicurso teve como objetivo desmistificar a robótica, mostrando que ela é acessível a todos, independentemente de gênero, e que envolve muito mais do que apenas a construção de robôs. Os resultados mostraram que a percepção das participantes sobre robótica se tornou mais acessível e menos complexa, destacando a replicabilidade da metodologia para outras universidades. Além disso, o minicurso aumentou a motivação das participantes para continuar aprendendo sobre robótica e programação.

Referências

Almeida, D. H. N., Lira, I. G. C., Rodrigues, A. S., Nogueira, L. S., Montenegro, B. R., Izidio, T. E. R., Alves Filho, S. E., “CODEBLOOM: UM MOVIMENTO DE INCLUSÃO FEMININA NA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO”. In: Anais do Encontro Nacional dos Grupos PET. Recife(PE) UFRPE, 2024.

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Dispõe sobre a proteção de dados pessoais e altera a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 156, n. 157, p. 1-3, 15 ago. 2018.

Fanzlau, C. L. R.; Santos, C. P. (2023). Promovendo a Consciência de Gênero e Habilidades Criativas no Ensino Médio através do Design Thinking e Tecnologias Educacionais. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2023), p. 76–85. Sociedade Brasileira de Computação. DOI: 10.5753/wie.2023.233837.

FSB Nexus. Conclusão feminina em cursos de ciências caiu quase 50% desde a pandemia. 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 jun. 2025.

Girelli, F. C. (2022). A construção social do gênero e o desempenho de meninas e meninos na matemática. In: Anais do VII Seminário Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática (SNEPeCM). São Paulo, SP: Universidade Federal de São Paulo. Disponível em: [link]

Gomes, A. F., Morais, C. G. B., Leite, C. R. M., Araújo, J. N. D. F. L. “OI, MENINAS: UM CHAMADO DE MULHERES PARA MULHERES QUE ATUAM E/OU TEM INTERESSE NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM MOSSORÓ/RN E REGIÃO”. Extendere, v. 9, n. 1, 2023.

HABERMAS, J. Mudança estrutural da esfera pública: investigações sobre uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1986.

Oliveira, E. R. B. de; Unbehaum, S.; Gava, T. (2019). A educação STEM e gênero: uma contribuição para o debate brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 171, p. 130–159, jan./mar. DOI: 10.1590/198053145644.

PAPERT, S. Constructionism: A new opportunity for elementary science education. Cambridge: Massachusetts Institute of Technology, Media Laboratory, Epistemology and Learning Group, 1986.

Rodrigues, G. D. S.; Aragón, R. (2024). Oficinas de Robótica Educacional para estudantes em distorção idade-série: contribuições para aprendizagem cooperativa. In Anais do XXX Workshop de Informática na Escola (WIE 2024), p. 484–492. Sociedade Brasileira de Computação. DOI: 10.5753/wie.2024.242673.

Rodrigues, E. G.; Rodrigues, B. M.; Silva, M. F.; Silva, R. S.; Libório Filho, J. M. (2023). Robótica Educacional no Incentivo de Alunos do Primeiro Ano do Ensino Médio para Área de Computação: Um Relato de Experiência. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2023), p. 321–331. Sociedade Brasileira de Computação. DOI: 10.5753/wie.2023.234446.

Sangali, R. S.; Catabriga, L.; Boeres, M. C. S. (2024). Robótica Educativa para Desenvolvimento de Habilidades do Pensamento Computacional por meio de Eletiva Complementar. In Anais do XXX Workshop de Informática na Escola (WIE 2024), p. 437–448. Sociedade Brasileira de Computação. DOI: 10.5753/wie.2024.242602.

Santos, J. B. S.; Moura, K. O. F.; Souza, M. V. M.; Neo, A. V. B. S.; Neo, G. S. (2023). Mulheres na Informática: Uma ação extensionista durante a pandemia da COVID-19. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2023), p. 54–64. Sociedade Brasileira de Computação. DOI: 10.5753/wie.2023.233575.

ZHANG, D. et al. The impact of robotics on STEM education: Facilitating cognitive and interdisciplinary advancements. In: 6th International Conference on Computing and Data Science, 2024. DOI: 10.54254/2755-2721/69/20241433.
Publicado
24/11/2025
LIRA, Ingrid G. C. et al. Educação Tecnológica e Gênero: Desconstruindo Estigmas e Transformando Percepções no Ensino de Robótica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 266-277. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13515.