A Abordagem STEAM da Robô Anna no Contexto Educacional Brasileiro

  • Paula Aparecida da Silva Inatel
  • Elaine C. C. Silva Inatel
  • Laura P. Ambrósio Inatel
  • Graziele C. Rodrigues UFOP
  • Evandro C. Vilas Boas Inatel
  • Guilherme Pedro Aquino Inatel

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento, as aplicações e os resultados da Robô Anna, recurso pedagógico voltado ao ensino de STEAM na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. A proposta integra leitura, programação por blocos e conceitos de eletrônica para promover o pensamento computacional de forma lúdica e acessível. A Anna contribui para o desenvolvimento cognitivo, criativo e socioemocional das crianças, aproximando-as das tecnologias do século XXI. Os testes demonstraram boa aceitação e indicam seu potencial como ferramenta eficaz e replicável no contexto escolar brasileiro.

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Publicado
24/11/2025
SILVA, Paula Aparecida da; SILVA, Elaine C. C.; AMBRÓSIO, Laura P.; RODRIGUES, Graziele C.; VILAS BOAS, Evandro C.; AQUINO, Guilherme Pedro. A Abordagem STEAM da Robô Anna no Contexto Educacional Brasileiro. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 299-310. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.12220.